Notícias
Cogna se mantém pelo segundo ano no Índice Carbono Eficiente da B3
06 de Março de 2024Pelo segundo ano consecutivo compondo a carteira do Índice Carbono Eficiente da B3 (ICO2 B3) de 2024. Este índice destaca o desempenho das empresas e a transparência na divulgação das emissões de gases do efeito estufa (GEE).
O reconhecimento no ICO2 B3 reflete o compromisso público assumido pela companhia ainda em 2021, por meio do manifesto “Compromissos Cogna Por Um Mundo Melhor”, no qual nos comprometemos com três metas ambientais:
- Ter 90% da energia consumida na rede proveniente de fontes renováveis até 2025;
- Impactar 1,8 milhão de pessoas em conteúdos de educação ambiental até 2025; e
- Mensurar o impacto das emissões de GEE na operação da Companhia, estipulando metas e compromissos para mitigação e compensação.
A evolução da agenda climática da Companhia perpassa pelo mapeamento das emissões desde 2019 – para os três escopos do GHG Protocol escopos 1, escopo 2 (abordagem de localização) e escopo 3. Esses foram auditados por Organismo de Verificação (OV), o qual atribuiu nível de confiança razoável – mais alto padrão de asseguração – atestando que os inventários estão materialmente corretos e são uma representação justa dos dados de gases do efeito estufa da Companhia.
O inventário de 2022 recebeu Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol – nível mais alto de certificação concedido às companhias que atendem todos os critérios de transparência na publicação de seus inventários de GEE – e se encontra disponível no Registro Público de Emissões.
Em dezembro, foi assumida a meta voluntária baseada na Science-Based Targets Initiative (SBTi) para reduzir as emissões totais de gases de efeito estufa (GEE) em 50,4% nos três escopos (1, 2 e 3) nos próximos 10 anos (2032). Essa meta alinha-se com as diretrizes da economia de baixo carbono, reforçando o comprometimento da empresa com a agenda climática global.
Ao integrar novamente a carteira do ICO2 B3, a Cogna reafirma seu papel de liderança no setor, demonstrando que é possível conciliar o sucesso empresarial com a responsabilidade ambiental. A presença nesse índice não apenas enfatiza sua busca pela eficiência e transparência, mas também destaca a relevância da responsabilidade corporativa – em todos os setores – na redução dos impactos das mudanças climáticas e não somente sua compensação.