Capital Social

Capital Social

Social

Educação e Sustentabilidade

Selo Compromissos Cogna Por Um Mundo Melhor

Acreditamos que nosso capital social na educação como ferramenta transformadora de realidades, com possibilidade de impactar modos de pensar e agir das pessoas. Por isso, desenvolvemos e disseminamos conteúdos educacionais com a temática socioambiental. 

Entre as principais ações, estão:

  • Trilhas formativas na UNICO (Universidade corporativa Cogna) para fornecedores e parceiros, cursos abertos à comunidade em geral, bem como para professores e alunos da rede pública
  • Alinhado com as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), incluímos o tema da sustentabilidade no desenvolvimento dos nossos materiais didáticos para a educação básica
  • Nossa solução complementar STEM Connect – Discovery Education promove discussão em torno dos 17 ODS, da ONU, e das demandas socioambientais da sociedade
  • Oferecemos mais de 170 cursos de graduação e pós-graduação ligados à temática ambiental, como graduação em gestão ambiental e MBA em avaliação, perícia e auditoria ambiental
  • Mantemos dois programas de pós-graduação que têm relação direta com a temática: o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais; e o Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional.  Os programas mantêm nove linhas de pesquisa em desenvolvimento

Impacto Social

Para direcionar nossas ações, contamos com a Plataforma de Impacto Social da Cogna, dividida em eixos prioritários para ampliar a força das nossas iniciativas:

Nossos programas estão alinhados a pelo menos um dos três pilares de nossa Plataforma de Impacto Social:

Educação Pública - Cogna Educação Educação Pública

ODS 4 - Educação de QualidadeContribuir para a Educação Pública no país.

Oportunidades Econômicas - Cogna Educação Oportunidades Econômicas

ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento EconômicoMudar a vida das pessoas por meio do acesso ao emprego, auxiliando na sua jornada profissional e na construção da sua carreira.

Desenvolvimento Local - Cogna Educação Desenvolvimento Local

ODS 3 - Saúde e Bem-EstarODS 10 - Redução das DesigualdadesPromover o desenvolvimento econômico e social no entornodas unidades de ensino.

São eixos transversais de atuação, que perpassam os pilares:

Inovação e Tecnologia - Cogna Educação Inovação e Tecnologia: Usar as novas tecnologias para minimizar o impacto negativo e potencializar o impacto positivo do negócio.

Diversidade e Inclusão - Cogna Educação Diversidade e Inclusão: respeitar e valorizar pessoas portadoras de deficiência; e apoio à equidade de gênero, etnia, religião, orientação sexual e identidade de gênero.

Acreditamos na educação como instrumento de transformação social, permitindo que as pessoas alcancem maior qualidade de vida e gerem renda nas localidades onde moram. Por isso, entendemos que nossa presença em todos os estados brasileiros é um fator impulsionador para ampliarmos os impactos positivos que nossa atividade traz para a sociedade.

Com nossa capilaridade, realizamos nossa atuação social por meio de ações, projetos e atendimentos comunitários oferecidos por nossas IES e projetos dos nossos três braços sociais: o Instituto SOMOS, a Fundação Pitágoras e o movimento Aliança Brasileira pela Educação.

Contamos com uma Política de Investimento Social Privado e Doações que orienta os processos de patrocínios diretos e doações da Cogna, oficializando os fluxos, considerando regramentos de transparência e compliance.

Service Learning

Enxergamos o potencial da atuação de docentes e estudantes das nossas instituições de ensino superior como um importante elemento transformador de realidades. Por isso, adotamos o service learning, educação experiencial para que alunos se envolvam em atividades que atendam às necessidades humanas e comunitárias, junto a oportunidades estruturadas de reflexão destinadas a alcançar os resultados desejados de aprendizagem.

Estimulamos, de forma estruturada, a promoção de ações que atendam a comunidades localizadas no entorno de nossos campi. A mobilização faz com que professores e alunos destinem horas de trabalho, atuando voluntariamente, para oferecer assistência a quem mais precisa.

São duas formas de atuação:

  • Projetos sociais: iniciativas realizadas para as comunidades, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, que podem ser contínuas ou pontuais e, ainda, fazerem parte de projetos de extensão acadêmica;
  • Atendimentos comunitários: acontecem de maneira sistemática e contínua, em espaços de atendimento comunitário dentro de nossas instituições de ensino superior, com os alunos dos cursos de graduação da Cogna prestando serviços especializados nas áreas de atuação profissional. 
Logo Instituto Somos

Criado em 2017, o Instituto SOMOS é o braço social da SOMOS Educação, empresa por meio da qual atuamos na educação básica. A instituição tem como foco a democratização e o acesso à educação, à alfabetização e ao letramento, e à tecnologia e inovação para jovens em vulnerabilidade social em todo o Brasil. A entidade é presidida pelo CEO da SOMOS e gerida pela Gerência de Sustentabilidade e Impacto Social da Cogna.

O Instituto conduz o Somos Futuro, programa de aceleração para alunos provindos de escolas públicas que fornece melhores oportunidades de educação para os jovens. Somos Futuro ancora nosso Programa de Voluntariado Corporativo: nossos colaboradores participam como entrevistadores na etapa de seleção dos candidatos – sendo os responsáveis por conhecer a história de vida de cada um. Posteriormente, podem acompanhar toda a trajetória formativa dos alunos, na função de mentores, apoiando na adaptação à nova realidade, aos colegas e às rotinas da escola, bem como no desenvolvimento de competências socioemocionais e no planejamento de futuro e de carreira.

Beneficiários Somos Futuro

  • 689 alunos desde o seu início, em 2017
  • 194 escolas parceiras
  • 134 municípios, de 18 estados e no Distrito Federal
  • 46% de aprovação em universidades públicas
  • Perfil do público participante:
    • 64% feminino
    • 36% masculino
    • Renda per capita: até 2 salários-mínimos
    • 13% são beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família
    • Dos aprovados no vestibular, 67% é a primeira geração da família a cursar o ensino superior
Logo Fundação Pitágoras

Com um modelo próprio desenvolvido para as redes públicas, a Fundação Pitágoras busca influenciar a melhoria da aprendizagem ao trabalhar com toda a comunidade escolar.  O Sistema de Gestão Integrado (SGI) acompanha, por cerca de dois anos, o conjunto de agentes que envolve as escolas, como as secretarias de educação, diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e professores, que se capacitam ao mesmo tempo em que inserem os elementos de gestão escolar no seu dia a dia. Criada há 20 anos, a tecnologia social passou por uma transformação digital em 2021, e adotou o formato híbrido: grande parte do programa é ofertado no padrão de ensino a distância, mantendo alguns encontros estratégicos presenciais. O novo modelo permitirá levar esse benefício para mais escolas em menos tempo. A cidade de Breves, na Ilha do Marajó (PA) passou a receber a iniciativa em 2021.

Os indicadores de qualidade do ensino comprovam o resultado positivo do programa nas escolas participantes, conforme mostra a evolução do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), tanto nos anos iniciais como nos anos finais do ensino fundamental. Os dados da última avaliação disponível, divulgados em 2022 e referente a 2021, indicam que os resultados chegam a ser 0,4 ponto superior em relação à média das escolas que não contam com o SGI.

Imagem com o Gráfico de Evolução do IDEB - Ensino Fundamental

A Fundação Pitágoras também oferece formação a detentos e egressos do sistema prisional por meio de bolsas de estudo. A Fundação também mantém uma parceria com a Apac Feminina (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) de Belo Horizonte (MG), em que cerca de 150 mulheres privadas de liberdade estudam no formato de ensino híbrido com formações que vão desde a alfabetização a fomento para empreendedorismo e ingresso no ensino superior. O índice de aprovação dessas mulheres foi de 87%. A Fundação também investe em projetos relacionados a Primeira Infância, Jovens Vulneráveis e ao Plantio de Árvores.

Logo Aliança Brasileira pela Educação

Aliança Brasileira pela Educação é um movimento da Cogna em conjunto com a Fundação Pitágoras. A iniciativa visa a construção de uma união intersetorial para desenvolver ações em prol da educação pública, da empregabilidade e empreendedorismo e do desenvolvimento local. Com esses direcionais, realizamos iniciativas em parceria com o poder público, com empresas, instituições do terceiro setor e instituições privadas.

No âmbito da educação pública, a Aliança oferece um ambiente virtual de aprendizagem com mais de 60 cursos e conteúdos gratuitos, capacitando gestores e professores. Para a ampliação da empregabilidade, realiza capacitações voltadas a habilidades empreendedoras e realiza a Semana Global de Empreendedorismo. 

Na área de desenvolvimento local, a Aliança consolida os projetos sociais, atendimentos comunitários e boas práticas realizados pelas unidades de ensino superior no âmbito do service learning.


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