Em linha com os temas identificados no processo de materialidade, apresentamos trimestralmente os indicadores mais relevantes para a Cogna referentes ao ano de 20231, informações sobre anos anteriores podem ser encontrados na íntegra em nossos Relatórios de Sustentabilidade.
Destaques Gerais – Trimestres de 2023
Destaques do 4º Trimestre de 2023
ESG: Compromissos Cogna por um Mundo Melhor e conquistas de 2023
Em seguimento a estratégia de Sustentabilidade e em alinhamento com as melhores práticas, a Cogna avança na agenda de ESG e na geração de valor agregado aos seus stakeholders e sociedade.
O último trimestre do ano é marcado pela conclusão do 2º ano dos Compromissos Cogna por um Mundo Melhor, manifesto que materializa, por meio de metas públicas, o comprometimento da Companhia com o desenvolvimento sustentável.
No último trimestre, cinco das catorze metas assumidas em 2021 foram superadas (algumas antes de seu período estabelecido). Abaixo listamos os principais resultados para cada uma das metas atingidas em sua completude:
- Mensurar o impacto das emissões de GEE na operação da Companhia, estipulando metas e compromissos para mitigação e compensação.
A evolução da agenda climática da Companhia perpassa pelo mapeamento das emissões desde 2019 – para os três escopos do GHG Protocol escopos 1, escopo 2 (abordagem de localização) e escopo 3 (considerando as categorias de franquias, deslocamento de funcionários, viagens a negócios, bens e serviços comprados, resíduos, transporte e distribuição upstream). Os quais foram auditados por Organismo de Verificação (OV), o qual atribuiu nível de confiança razoável – mais alto padrão de asseguração – atestando que os inventários estão materialmente corretos e são uma representação justa dos dados de gases do efeito estufa da Companhia. O inventário de 2022 recebeu Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol – nível mais alto de certificação concedido às companhias que atendem todos os critérios de transparência na publicação de seus inventários de GEE – e se encontra disponível no Registro Público de Emissões. Em dezembro, foi assumida a meta voluntária baseada na Science-Based Targets Initiative (SBTI) para reduzir as emissões totais de gases de efeito estufa (GEE) em 50,4% nos três escopos (1, 2 e 3), rumo a uma transição para uma economia de baixo carbono.
A meta de redução passa a fazer parte dos Compromissos Cogna por um Mundo Melhor, em substituição a meta atingida.
- Capacitar 100% dos colaboradores em saúde e segurança.
Em 2023 o curso de saúde e segurança passou a fazer parte dos cursos obrigatórios da Companhia, durante o processo de onboarding (que dura 3 meses). Até dezembro, 95% dos líderes da Companhia haviam concluído o curso.
- Beneficiar 150 mil professores educação pública com produtos e serviços educacionais até 2025.
Em 2023, mais de 113 mil professores da rede pública de ensino receberam formação sobre
temas pedagógicos por meio de nosso time de assessoria, por meio de 2.261 formações. A ação, encabeçada pelo E-Docente, tem como foco potencializar as discussões sobre os processos de ensino e de aprendizagem, mediados pelo livro didático.
Ao todo, desde 2022, mais de 179 mil docentes da rede pública receberam formação. Totalizando um 120% de atingimento da meta de 2025, ainda em 2023.
- Integrar metas ESG às políticas de remuneração variável de 100% da alta liderança.
Ainda em 2022 as metas dos aspectos ESG passaram a fazer parte da remuneração variável da alta liderança. Em 2023, como forma de reforçar a sustentabilidade como pilar estratégico da Companhia 100% dos nossos líderes e dos demais colaboradores passaram a contar com metas ESG em sua remuneração variável.
- Ter representatividade de ao menos 1/3 de mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+ no Conselho de Administração.
Nosso Conselho de Administração conta hoje com 60% das cadeiras ocupadas por pessoas representantes de grupos minorizados, sendo duas mulheres e uma pessoa da comunidade LGBTQIAP+.
Como forma de divulgar nossa jornada junto aos Compromissos Cogna por um Mundo Melhor, para todos os nossos públicos, lançamos a segunda temporada de nossa websérie em nosso site: Websérie ESG – 2ª Temporada. Clique aqui e assista!
Na agenda Social, reforçamos nosso compromisso com o desenvolvimento e a educação em nosso País, por meio da plataforma de impacto social da Companhia. Em 2023, 1.244 projetos sociais foram realizados por nossas Instituições de Ensino Superior em ações que alinham geração de impacto social positivo com prática profissionalizante. Ao todo, mais de 200 mil pessoas foram beneficiadas e outras mais de 400 mil receberam atendimentos em nossos espaços comunitários.
Como destaque, o Prêmio Educador Nota 10, um dos mais importantes do país, passa a ser realizado pelo Instituto SOMOS. O Prêmio reconhece e valoriza professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Em 2023, com a organização do Instituto, o Prêmio passou a ter alinhamento com a Agenda 2030 das Nações Unidas, que engloba 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para combater a pobreza, assegurar direitos, promover e combater mudanças climáticas. Ao todo, mais de 2.600 projetos foram inscritos e avaliados pela banca de selecionadores e jurados. Os projetos vencedores destacam-se pela intencionalidade pedagógica e boas práticas da educação que agora podem ser compartilhadas, fomentando políticas públicas em contribuição da educação do Brasil.
Por sua vez, a Fundação Pitágoras lidera o Mutirão de Árvores. A iniciativa, que nasceu em 2022 em Minas Gerais e que em 2023 teve seu lançamento nacional, tem como propósito incentivar a preservação e a restauração ambiental por meio de uma aliança intersetorial, que reúne e potencializa as forças de governos, empresas e fundações. A partir de sua atuação nacional o Mutirão abrangerá 265.679 escolas, 35,3 milhões de estudantes e 2,2 milhões de professores, sendo realizado em áreas determinadas pelas prefeituras – seja em escolas, quintais de casas, praças, parques, ruas e até em grandes terrenos de restauração ambiental. Para orientar as atividades e o plantio de cada árvore no bioma certo, o Mutirão elabora e disponibiliza cartilhas e manuais para auxiliar no processo de coleta de sementes (muvuca); formação de mudas, identificação de viveiros públicos e privados, e plantio, além de formações em educação ambiental.
Os avanços e esforços da agenda da Companhia foram reconhecidos pelos órgãos mais relevantes de suas categorias, a destacar:
- Carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 pelo segundo ano consecutivo, sendo a primeira e única empresa de educação a fazer parte do índice. Obtivemos um aumento de 12% na performance geral no questionário do ISE;
- Melhoria da avaliação no CDP (Carbon Disclosure Project) com avanço na avaliação do CDP de C para B (em uma escala de D- até A).;
- Presença no Yearbook da S&P de 2024, sendo a única empresa do setor de educação do Brasil – e da América Latina – a ser considerada como membro, pelo segundo ano consecutivo, do anuário de Sustentabilidade Corporativa. No último ano, além da inclusão, a Cogna também foi selecionada como industry mover pelo relatório global;
- O Teva Índices em mais um ano consecutivo nos elegeu entre as empresas brasileiras com capital aberto que retém a maior presença feminina no Conselho de Administração;
- Recebimento do Selo Pró-Ética da Controladoria Geral da União – onde também somos a única empresa de educação – reconhecimento de que a Companhia detém as melhores práticas de prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e de fraude, buscando sempre um ambiente mais íntegro, ético e transparente;
Empresa premiada na Primeira Premiação de Boas Práticas do Movimento Transparência 100%, do Pacto Global; - Recebimento do Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol, com Inventários de Emissões retroativos desde 2019.
Por fim, como parte do nosso compromisso de trazer luz sobre a importância do papel da educação na agenda de sustentabilidade, em dezembro realizamos nosso III Fórum de Educação & ESG. Os fóruns têm como propósito levantar debates sobre temas emergentes, com provocações que sirvam como caminho para a ampliação do diálogo, para todos os nossos stakeholders.
O III Fórum foi composto por três painéis: “Diversidade sob a ótica da neurociência e saúde mental”, “Governança e integridade: a importância da transparência nos negócios” e “Riscos Climáticos – um chamado para a adaptação”. Cada painel contou com painelistas, especialistas em seus setores, e mediadores da Companhia.
O evento foi realizado de forma hibrida, com transmissão ao vivo – com tradução simultânea em inglês e interpretação em libras – e alcançou um NPS de 100 pontos (onde 59% dos respondentes eram alunos da Cogna). No total, recebemos 7 mil inscrições, de um público diverso: alunos, clientes, investidores, governo, sociedade civil, terceiro setor, colaboradores e outras empresas. A gravação do evento está disponível! Clique aqui.
Todas as informações sobre a estratégia da agenda ESG da Cogna são compartilhadas neste site, onde é possível obter todas as informações e o acesso ao Relatório de Sustentabilidade da Companhia.
Organizações e Movimentos Apoiados | |
---|---|
Pacto Global | Desde 2010 |
Instituto Ethos | Desde 2021 |
Fórum Empresa LGBTI+ | Desde 2021 |
WEPs – Princípios de Empoderamento Feminino - ONU Mulheres | Desde 2021 |
Empresa Cidadã | Desde 2021 |
Empresa Limpa - Pacto Empresarial pela Integridade e Contra Corrupção | Desde 2022 |
Movimento Elas Lideram – Pacto Global | Desde 2023 |
Movimento Mente em Foco – Pacto Global | Desde 2023 |
Movimento Ambição Net Zero – Pacto Global | Desde 2023 |
Movimento Raça é Prioridade – Pacto Global | Desde 2023 |
Movimento Transparência 100% – Pacto Global | Desde 2023 |
Programa Brasileiro GHG Protocol | Desde 2023 |
Selos e Certificações | |
---|---|
FSC – Forest Stewardship Council | Desde 2006 |
WOB – Women on Board | Desde 2021 |
WEPs – Princípios de Empoderamento Feminino - ONU Mulheres | Desde 2021 |
Empresa Amiga da Justiça | Desde 2021 |
Empresa Limpa - Pacto Empresarial pela Integridade e Contra Corrupção | Desde 2022 |
Great Place to Work | Desde 2022 |
Selo de Igualdade Racial – Prefeitura de São Paulo | Desde 2022 |
Carbon Disclosure Project | Desde 2022 |
S&P Global ESG Score – Sustainability Yearbook Member 2023 Reconhecimento como Industry Mover |
Desde 2022 |
Great Place to Work – Mulheres | Desde 2023 |
Programa Brasileiro GHG Protocol Selo Ouro |
Desde 2023 |
Índices ESG |
---|
TEVA – Mulheres na Liderança |
ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) – B3 |
ICO (Índice de Carbono Eficiente) – B3 |
Índice GPTW – B3 |
Bloomberg Gender Index - GEI |
Saiba mais sobre nossos reconhecimentos em sustentabilidade. Clique aqui.
AMBIENTAL
Destaques e Observações:
4T2023
- No quarto trimestre de 2023, o consumo de água aumentou em relação ao trimestre anterior devido a diversos fatores, incluindo o aumento da presença dos colaboradores aos escritórios, a identificação de um vazamento na unidade de Londrina e a intensificação do uso de água para teste de bombas de incêndio. Além disso, historicamente, esse período registra um aumento sazonal no consumo, influenciado pela maior presencialidade do alunado. Agravando a situação, uma onda de calor atípica em todo o país aumentou ainda mais a demanda por água.
3T2023
- No terceiro trimestre as operações da unidade Anglo Tamandaré foram encerradas tendo em vista a inauguração da unidade Anglo Paulista, que estava em construção ao longo do primeiro semestre. O edifício conta com instalações modernizadas e oferece maior mobilidade para os alunos.
2T2023
- A diminuição do consumo de águas subterrâneas tem relação com o fechamento do poço do nosso Centro de Distribuição, localizado em São José dos Campos, motivado pelo fato de haver uma possível contaminação de um terreno vizinho às nossas instalações, que abrigava uma fábrica. Além disso, a migração para o abastecimento municipal gerou um atraso na medição, por isso o total do consumo do trimestre deverá ser revisado no relato do 3TR2023;
- Foram iniciadas as obras da unidade Anglo Paulista, que sediará o curso Anglo Tamandaré a partir do segundo semestre de 2023. O edifício conta com instalações modernizadas e oferecerá maior mobilidade para os alunos. Dessa forma, os dados do 2TR23 consideram o consumo de água nas duas unidades: Anglo Tamandaré e Anglo Paulista.
1T2023
- O comportamento de consumo de água se manteve estável comparado ao primeiro trimestre de 2022;
- Aumentamos o escopo da cobertura dos dados sobre o consumo de água. Com o levantamento de mais quatro localidades, passamos a contemplar todas as atuais unidades de SOMOS na totalização;
- Nas unidades de Kroton, que representam o maior percentual de consumo, contamos com sistema de monitoramento para identificar vazamentos, o que permite o acionamento da equipe de manutenção de forma ágil para solucionar eventuais problemas;
- Como ação de educação e conscientização, demos continuidade ao envio de comunicação periódica aos colaboradores incentivando o uso consciente dos recursos hídricos.
ODS | GRI | Consumo de energia | Unid. | 1T2023 | 2T2023 | 3T2023 | 4T2023 |
---|---|---|---|---|---|---|---|
302-1 | Total de energia consumida | GJ | 42.010 | 39.371 | 38.443 | 49.779 | |
Percentual de energia de fontes renováveis3 | % | 81% | 83% | 86% | 83% |
Destaques e Observações:
4T2023
- No quarto trimestre de 2023, o consumo de energia cresceu devido ao aumento da utilização de ar-condicionado, resultante do aumento da presencialidade de alunos e colaboradores. Agravando a situação, uma onda de calor atípica em todo o país aumentou ainda mais a demanda por uso de energia devido aos aparelhos de ar-condicionado e ventiladores;
- Adicionalmente, a alta demanda na produção levou a uma intensificação no uso de máquinas e equipamentos.
3T2023
- No terceiro trimestre as operações da unidade Anglo Tamandaré foram encerradas tendo em vista a inauguração da unidade Anglo Paulista, que estava em construção ao longo do primeiro semestre. O edifício conta com instalações modernizadas e oferece maior mobilidade para os alunos.
2T2023
- A redução do consumo de energia frente aos demais trimestres está relacionada ao menor uso de ar-condicionado por conta do clima mais ameno;
- No trimestre, tivemos a migração de mais uma unidade para o Mercado Livre de Energia, iniciativa que reforça o compromisso da Companhia em ter, até 2025, 90% da energia elétrica consumida oriunda de fontes renováveis;
- Foram iniciadas as obras da unidade Anglo Paulista, que sediará o curso Anglo Tamandaré a partir do segundo semestre de 2023. O edifício conta com instalações modernizadas e oferecerá maior mobilidade para os alunos. Dessa forma, os dados do 2TR23 consideram o consumo de água nas duas unidades: Anglo Tamandaré e Anglo Paulista.
1T2023
- O consumo de energia no primeiro trimestre de 2023 foi de 42.010 GJ, o que representa um aumento de 9,4% em relação ao primeiro trimestre de 2022 (consumo de 38.388 GJ). O incremento é explicado pelo fato de o retorno às aulas presenciais, em 2022, ter sido gradual devido à pandemia, o que não ocorreu em 2023, quando já tivemos 100% da retomada presencial no início do período letivo;
- Aumentamos o escopo da cobertura dos dados sobre o consumo de energia. Com o levantamento de mais quatro localidades, passamos a contemplar todas as atuais unidades de SOMOS no consolidado.
SOCIAL
Destaques:
4T2023
- Neste período tivemos a concretização de vagas afirmativas raciais e a finalização do censo de diversidade que possibilitou uma atualização da autodeclaração dos nossos colaboradores. A finalização e divulgação dos resultados do censo de diversidade permitiu um diagnóstico atualizado, assim como o início de planos de ação com nossos grupos de afinidade e representantes de todas as vice-presidências. Como destaque, tivemos uma evolução de 2% na presença de colaboradores negros nos times chegando em 37,12% e um aumento de 2% em lideranças negras alcançando 29,95%;
- No período houve a contratação de 20 jovens no Programa de Estágio para pessoas em situação de vulnerabilidade social, que no momento estão realizando a trilha de desenvolvimento dentro da Companhia;
- Realizamos o Novembro Negro com diversas ações de letramento e conscientização, a maior delas com Conceição Evaristo palestrando para toda a empresa, presencialmente e online.
3T2023
- No terceiro trimestre de 2023, foi registrada uma oscilação menor do que 1 ponto percentual no indicador de liderança feminina na comparação com o mesmo período de 2022. Para impulsionar a evolução deste indicador, mantemos ações para atração, engajamento, retenção e desenvolvimento profissional de mulheres.
2T2023
- No segundo trimestre de 2023, foi registrada uma oscilação menor do que 1 ponto percentual no indicador de liderança feminina na comparação com o mesmo período de 2022. Para impulsionar a evolução deste indicador, mantemos ações para atração, engajamento, permanência e desenvolvimento profissional de mulheres;
- Foram divulgadas, no segundo trimestre, vagas afirmativas para mulheres. Além disso, estão sendo estruturadas quatro iniciativas: Programa de Entrada (incentivo à atração de novos talentos femininos), Programa para Analistas Sr. e Coordenação (para formação de lideranças), Programa para Gerentes (com intuito de fomentar a progressão e evolução de carreira de colaboradoras) e sessões de coaching para preparação de mulheres para assumirem cargos de C-level.
1T2023
- Encerramos o 1º trimestre de 2023 contando com um total de 23.930 colaboradores;
- Analisando o aspecto de diversidade de gênero, há predominância de mulheres até o nível de coordenação. Na liderança (cargos de gerência e acima), a participação feminina é de 46,2%. Um dos Compromissos Cogna por um Mundo Melhor é alcançar a equidade de gênero (50%) até o ano de 2025;
- Com relação à diversidade racial, contávamos com 33,5% de pessoas negras (pretas e pardas) no total de colaboradores. Nos quadros de líderes (considerados coordenadores e acima), as pessoas negras ocupavam 28,1% das cadeiras. A meta dos Compromissos Cogna por um Mundo Melhor para ambos os indicadores (total geral de colaboradores e posições de liderança) é atingir 40% até 2025;
- Ao longo do trimestre, avançamos nas ações previstas no roadmap 2023 para a jornada de diversidade e inclusão, com a divulgação do nosso Manifesto de diversidade e a revisão do descritivo de nossas vagas. Também divulgamos processos seletivos de vagas afirmativas e iniciamos a construção de um banco de talentos de diversidade (ambas as ações para mulheres, pessoas negras e PCDs);
- Demos sequência ao nosso programa de trainee para mulheres negras, voltado para o desenvolvimento de talentos para que, ao final do programa, assumam cargos de gerência em áreas estratégicas da empresa. Também seguem atuando os estagiários selecionados pelo SOMOS Afro, o primeiro programa de estágio exclusivamente direcionado a pessoas negras da SOMOS Educação;
- Mantivemos as atividades dos quatro grupos de afinidade (existentes desde 2021), nos eixos de: gênero (Divers@), etnias (CognAfro), LGBTQIAP+ (Cogna em Cores) e PCDs (Incluir). Os grupos atuam na realização de ações de sensibilização e letramento na Companhia.
Observações:
- Para melhorar a aderência ao indicador, desconsideramos aprendizes e estagiários do total de colaboradores a partir deste trimestre. No 1T2022, havia 196 estagiários e aprendizes na Companhia.
* Indicadores apresentados de forma progressiva, ou seja, referem-se ao total acumulado desde o início do ano, por isso não apresentamos as variações relativas aos períodos anteriores.
Destaques e Observações:
- Mantemos, desde 2017, nosso Sistema de Gestão de Projetos Sociais, que possibilita o acompanhamento, aperfeiçoamento e transparência dos projetos sociais realizados pelas nossas Instituições de Ensino Superior, bem como o compartilhamento de boas práticas na nossa rede. Projetos de destaque são divulgados no site da Aliança Brasileira pela Educação – movimento intersetorial em prol da Educação no país, liderado pela Kroton;
- Estimulamos a realização de projetos sociais que atendam a comunidades localizadas no entorno de nossos campi por meio do service learning, educação experiencial para que alunos se envolvam em atividades que atendam as necessidades humanas e comunitárias, junto a oportunidades de reflexão destinadas a alcançar os resultados desejados de aprendizagem;
- Encerramos o ano com um total 472.124 pessoas beneficiadas por atendimentos realizados pelos nossos espaços de atendimento comunitário. Estes totalizam R$ 266.435.816,86 milhões em desoneração de serviços ao poder público (calculada considerando a gratuidade de nossos atendimentos x valores das tabelas oficiais dos órgãos de classe e do SUS para cada atendimento);
- São exemplos os núcleos de prática jurídica, clínicas-escolas, atendimento psicológico e escritórios-modelos;
- Mantemos um Programa de Voluntariado Corporativo ancorado no Somos Futuro, que possibilita alunos provindos de escolas públicas a cursarem o Ensino Médio em uma das instituições de ensino parceiras. Nossos colaboradores participam como entrevistadores na etapa de seleção dos candidatos e podem acompanhar toda a trajetória formativa dos alunos, na função de mentores.
Destaques e Observações:
4T2023
- Neste trimestre, houve uma redução de acidentes devido às inspeções realizadas nos locais de trabalho, que identificaram situações de risco e possibilitaram correções antes que ocorressem acidentes. Além disso, os relatos de quase acidentes resultaram na abertura de planos de ação para mitigar os riscos com potencial de causar danos.
3T2023
- O aumento do volume de horas de treinamento por saúde e segurança por participante no trimestre tem relação com o aumento de treinamentos de brigada de incêndio no período, que conta com maior carga horária – seguindo as legislações municipal.
2T2023
- Na segunda quinzena de maio/23, foi implementado um processo automático de disparo de lembretes para os colaboradores que não realizaram os cursos obrigatórios em temas de saúde e segurança do trabalho disponíveis em nossa universidade corporativa. Com isso, foram capacitadas 7.794 pessoas ao longo do terceiro trimestre, o que reduziu em 41% o total de colaboradores com pendências em formações mandatórias;
- Realizamos, na última semana de maio/23, a 1ª Mega SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), que reuniu todas as unidades da Cogna em um evento integrado, on-line e transmitido ao vivo. Profissionais de diferentes áreas apresentaram conteúdos sobre saúde e segurança como: Política de Saúde e Segurança e ESG, 3Ps (parar, processar, prosseguir), acidentes de trajeto e dicas de segurança no trânsito, como identificar e prevenir assédio e outras formas de violência, saúde mental no contexto tecnológico e o que fazer em emergências.
1T2023
- Por meio do nosso Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), monitoramos constantemente os potenciais perigos existentes nos locais de trabalho da Cogna. Entre os principais riscos estão: biológicos e químicos (relacionados à atividade educacionais da área de saúde, como clínicas e hospitais), físicos (associados às atividades de manutenção e facilities), ergonômicos (relacionados às atividades administrativas);
- Buscamos mitigar os riscos em nossas atividades com a elaboração de mapas de risco e inspeções nos locais de trabalho, utilização de Ordem de Serviço de Segurança e a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para as situações aplicáveis. Também realizamos treinamentos voltados aos temas de segurança e saúde do trabalho. No primeiro trimestre de 2023, 2.279 colaboradores participaram das capacitações;
- No primeiro trimestre de 2023, não tivemos o registro de doenças ocupacionais. Atuamos de forma preventiva e, assim, os casos de queixas são acompanhados e tratados antes de virarem doença profissional. Não realizamos controles sistemáticos dos temas de saúde e segurança para terceiros, porém, todos os contratados devem apresentar documentação atendendo itens obrigatórios indicados pelas áreas de RH - Gestão de Terceiros e pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), especialmente para atividades de alto risco como trabalho em altura, obras, eletricidade e máquinas pesadas.
GOVERNANÇA
ODS | GRI | Diversidade no Conselho de Administração | Unid. | 1T2023 | 2T2023 | 3T2023 | 4T2023 |
---|---|---|---|---|---|---|---|
405-1 | Feminino | % de pessoas | 40% | 40% | 40% | 40% | |
Masculino | % de pessoas | 60% | 60% | 60% | 60% | ||
Total | Nº de pessoas | 5 | 5 | 5 | 5 |
Destaques e Observações:
- 60% das cadeiras do Conselho de Administração da Cogna são ocupadas por pessoas pertencentes a grupos minorizados, como mulheres, e LGBTQIAP+. Uma das metas do Compromissos Cogna por um Mundo Melhor era ter representatividade desses públicos em, pelo menos, 1/3 das posições até 2025. A meta foi atingida e superada já em 2022, quando houve a eleição para o novo Conselho, que tem mandato até agosto de 2024.
ND: Não disponível: divulgação trimestral foi iniciada neste segundo trimestre de 2023. Anteriormente, a divulgação era feita anualmente por meio dos Relatórios de Sustentabilidade dos respectivos ciclos de reporte.
*Destas cinco, 4 denúncias se se encontram em processo de investigação/apuração.
Destaques e Observações:
4T2023
- No último trimestre de 2023, realizamos um programa de conscientização para liderança focada em assédio moral, assédio sexual e discriminação. O programa se iniciou no fim do 2T23 e foi concluído no 4T23;
- Em novembro lançamos um treinamento na UniCO (a Universidade Corporativa da Cogna) para todos os colaboradores sobre formas de assédio e discriminação;
- Ao final do ano recebemos a certificação Pró-Ética da CGU (Controladoria Geral da União) e a premiação do Movimento Transparência 100% do Pacto Global da ONU sobre nossa estrutura de compliance.
3T2023
No terceiro trimestre, demos continuidade ao programa de letramento e engajamento da liderança da Cogna com a realização de workshop sobre discriminação, assédio moral e assédio sexual, iniciado no segundo trimestre. O workshop apresenta o tema por meio de conceitos e exemplos práticos e reforça a existência do Canal Confidencial Cogna para o reporte de qualquer situação relacionada a discriminação, assédio e desvios do Código de Conduta. Também destaca a garantia da confidencialidade e detalha todo o processo de apuração das denúncias recebidas.
No mês de setembro foi realizada a primeira Compliance Week da Cogna em ações presenciais e online em que foram abordados temas do Código de Conduta e da Política Anticorrupção. A ação contou com as seguintes ativações:
- Roda de conversa de mulheres para discutir discriminação, assédio moral, assédio sexual e a forma de reportar tais situações. O bate papo teve duração de 1h30 e contou com a participação de cerca de 1.000 colaboradores;
- Evento presencial no escritório corporativo em São Paulo, onde através de um Quiz Show os colaboradores puderam testar seus conhecimentos sobre o Código de Conduta da Companhia. O Evento teve duração de 3 horas e contou com a participação de 380 colaboradores;
- Bate papo sobre a Lei Anticorrupção e simulação de Escape Room. O bate papo teve duração de 1h e contou com a participação de cerca de 850 colaboradores;
- Evento presencial no escritório corporativo de Valinhos, onde por meio de um Quiz Show os colaboradores puderam testar seus conhecimentos sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O Evento teve duração de 3 horas e contou com a participação de 550 colaboradores;
- Bate papo sobre Redes Sociais e outras formas de compartilhamento. O evento teve duração de 1h30 e contou com cerca de 1.000 colaboradores.
Todas as iniciativas estão alinhadas com nosso comprometimento em fomentar os princípios de integridade e anticorrupção, manifestado nos Compromisso Cogna por um Mundo Melhor, e reforçados pela adesão ao Movimento Transparência 100% do Pacto Global.
2T2023
- No segundo trimestre, iniciamos um programa para conscientização da liderança da Cogna com a realização de workshop sobre discriminação, assédio moral e assédio sexual. O workshop apresenta o tema por meio de conceitos e exemplos práticos e reforça a existência do Canal Confidencial Cogna para o reporte de qualquer situação relacionada a discriminação, assédio e desvios do Código de Conduta. Também destaca a garantia da confidencialidade e detalha todo o processo de apuração das denúncias recebidas.
1T2023
- Avançamos em nossos procedimentos, passando a realizar o processo de diligência para fornecedores críticos e em fusões e aquisições. Antes, o foco era somente o segmento B2G.
Destaques e Observações:
- Não registramos sanções ou multas significativas relacionadas a aspectos econômicos e sociais, ressalvados o curso normal dos negócios. A Cogna vem atuando fortemente na frente preventiva trabalhista, tendo mapeado as principais causas de contingências e traçado planos robustos de ação para gerenciar esse risco com revisões e ajustes em procedimentos;
- No exercício, não houve registro de multas ou sanções administrativas e judiciais significativas pelo descumprimento de leis e/ou regulamentos ambientais.
Destaques e Observações:
4T2023
- A variação registrada entre o terceiro e o quarto trimestre de 2023 é normal devido ao período do ano, uma vez que não corresponde à época de matrícula ou rematrícula. O caso identificado de vazamento ocorreu através de um fornecedor que atua como operador, o caso foi comunicado a ANPD e todas as ações foram tomadas.
2T2023
- Em junho de 2023, foi lançado o Treinamento Obrigatório de Privacidade de Dados na Plataforma Unico – nossa Universidade Corporativa, direcionado a todos os colaboradores da Companhia;
- A variação registrada entre o primeiro e o segundo trimestre de 2023 se deu pelas requisições de alteração e atualização de dados ocorrida no período de captação de alunos e de realização de matrículas. A queixa se refere a um processo fiscalizador que está sendo verificado pelo órgão responsável.
1T2023
- Passamos, a partir desse primeiro trimestre de 2023, a divulgar nossos indicadores de privacidade de dados de clientes. No período, foram abertas 1.227 requisições em nosso Portal de Privacidade, das quais 429 foram julgadas procedentes, ou seja, referentes a temas relacionados aos direitos do titular dos dados, previstos na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. No geral, as requisições envolvem correção, atualização e alteração de informações pessoais.
Notas de Rodapé | |
---|---|
ODS | Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. Indica o objetivo para o qual as ações monitoradas contribuem. |
GRI | Global Reporting Initiative. Lista os indicadores da norma GRI relacionados com os dados monitorados. |
ND | Indicador descontinuado ou não levantado no trimestre. |
1 | Monitoramento trimestral de uma seleção de indicadores materiais. Para mais infomações, consulte os nossos Relatórios de Sustentabilidade, disponíveis aqui. |
2 | Considera os dados de consumo das faturas correspondentes das Cias de abastecimento. |
3 | Todos os volumes adquiridos no mercado livre de energia. |
4 | Segmentação adotada a partir de 2022. Considera os cargos de CEO, vice-presidências com reporte direto ao CEO e todas as diretorias. Até 2021, os dados eram consolidados aos de cargos sem reporte direto ao CEO e reportados no segmento Alta liderança. |
5 | A segmentação deixou de ser reportada em 2022. O histórico consolida os dados de CEO, vice-presidências (com e sem reporte ao CEO) e diretorias. |
6 | Gerência, gerência sênior e cargos de liderança sem reporte direto ao CEO (diretorias regionais, diretorias de unidades e vice-presidências). |
7 | Coordenação de cursos, professores e tutores. |
8 | Coordenação corporativa, especialistas, auxiliares, assistentes e analistas. |
9 | Indicadores reportados semestralmente (2T e 4T). |
10 | Desde 2021, o indicador contabiliza todos os colaboradores que passaram por treinamento no período, não somente os admitidos. |
11 | Total de horas de treinamento/colaboradores treinados. |
12 | Total de acidentes (com e sem afastamento)/Total de horas-homem trabalhadas (HHT) x 1.000.000. |
13 | Acidente de trabalho gera lesão ou limitação das capacidades do trabalhador por período acima de seis meses. Não inclui óbitos. A taxa segue a fórmula: Total de ocorrências X 1.000.000/ Total de horas-homem trabalhadas (HHT). |
14 | (Total de acidentes com afastamento + Total de óbitos)/HHT x 1.000.000. |
15 | Total de óbitos x 1.000.000 / HHT. |
16 | Os valores referentes ao 1T2022, 2T2022 e 3T2022 foram equalizados no 4T2022 considerando o montante total de fatura das concessionárias recebidos nos respectivos trimestres – tendo em vista os diferentes prazos de fechamento para cada localidade. |
17 | Indicadores mensurados a partir do primeiro trimestre de 2023. |
18 | Inclui também lesões leves, atendidas no local de trabalho. |
19 | Acidentes que geram lesão ou limitação das capacidades do trabalhador por período acima de seis meses. Não inclui óbitos. |
20 | Acidentes com afastamento e óbitos. |
*Em linha com os temas identificados no processo de materialidade, apresentamos trimestralmente os indicadores mais relevantes para a Cogna, informações consolidadas podem ser encontrados na íntegra em nossos Relatórios de Sustentabilidade.