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ESG: o futuro dos negócios

14 de Junho de 2021

A sigla ESG (Environmental, Social and Governance) – ou em português: ambientais, sociais e de governança – é usada para apresentar critérios e práticas ambientais, sociais e de governança corporativa. Em linhas gerais, ESG é a capacidade das organizações de além de gerar lucro, promover impacto positivo para a sociedade.

Ambiental: está alinhado à agenda global sobre Mudanças Climáticas e Meio Ambiente e engloba ainda a atuação das corporações para minimizar os impactos ambientais de seu negócio, incluindo redução da emissão de gases de efeito estufa, combate ao desmatamento, gestão de resíduos sólidos, eficiência na utilização de recursos naturais, avaliação de riscos ambientais dos projetos corporativos, entre outros.

Social: representa o compromisso das empresas com as causas sociais – de dentro para fora. Ou seja, garantir a diversidade no quadro de colaboradores, oferecer boas condições de trabalho, como investir em práticas de qualidade de vida e segurança do trabalho, e sua relação com fornecedores. Além disso, as organizações devem atuar gerando impacto social positivo nas comunidades onde estão inseridas.

Governança: este item avalia as práticas de gestão das empresas, considerando sua atuação em questões éticas, de combate à corrupção, segurança da informação, políticas internas, remuneração dos executivos, diversidade nos comitês e conselhos etc.

Por que se comprometer com o ESG?

Analistas do mercado financeiro afirmam as práticas de ESG vão valorizar as ações das empresas e gerar maior valor para os acionistas. Uma pesquisa realizada pelo Mckinsey Global Institute (MGI) aponta que os acionistas estão dispostos a pagar cerca de 10% a mais em relação ao preço médio para adquirir um negócio que tenha histórico positivo de ESG.

Outro ponto importante é a pandemia. A crise econômica e sanitária provocada pelo coronavírus mostrou que as instituições com sólidas práticas ESG estão desempenhando melhor.

A explicação é simples: o perfil dos novos investidores e consumidores – pessoas jovens, que estão altamente preocupadas com temas ambientais, sociais e políticos.


O que a Cogna já está fazendo?

A Cogna está investindo cada vez mais em ESG. No tema ambiental, destacamos que 84% do nosso consumo de energia é proveniente de fontes renováveis. Além disso, oferecemos aos nossos milhares de alunos educação ambiental, promovendo conscientização e preparando-os para atuar de forma consciente.

Já no Social, estamos fortalecendo cada vez mais nosso compromisso com a diversidade e a inclusão em nosso quadro de colaboradores. Outro ponto de forte é o impacto positivo alcançado pelas frentes sociais da companhia: por meio da Aliança Brasileira pela Educação, Instituto SOMOS e Fundação Pitágoras contribuímos com a melhoria da educação pública, bem-estar e desenvolvimento socioeconômico nas comunidades do entorno onde estamos inseridos, além de contribuir com a capacitação de jovens e adultos através de cursos profissionalizantes e de competências empreendedoras. Ao todo, nossas iniciativas já beneficiaram diretamente mais de 5 milhões de pessoas, gerando um SROI (Social Return on Investment) de R$ 7 em benefício a sociedade a cada R$ 1 investido pela Companhia.

Em Governança, ressaltamos a inclusão de mais uma mulher no Conselho de Administração da Companhia – com a segunda participação feminina no colegiado, fomos certificados com o selo WOB (Women on Board), colocando a Cogna como a primeira holding do segmento da educação no Brasil a recebê-lo. Saiba mais clicando aqui.

Esses são apenas alguns de nossos mais recentes resultados. Para saber mais, acesse o Relatório de Sustentabilidade 2020 e acompanhe o Relatório Trimestral dos principais indicadores da Cogna.

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