Notícias

A Cogna foi premiada como o melhor Departamento Jurídico no Setor de Educação do Brasil pela FILASA – Finance and Law Summit and Awards

26 de Novembro de 2021

O FILASA faz parte de uma série internacional de eventos da Leaders League que fomenta discussões estratégicas entre os setores jurídico e financeiro, desenvolvido para troca de conhecimento, experiências e networking. Um dos grandes destaques do evento é o jantar de premiação, realizado para reunir, celebrar e prestigiar os mais inovadores líderes dos mercados jurídico e financeiro no Brasil. Na 2ª edição do Finance and Law Summit and Awards, realizada dia 23 de novembro, no Tivoli Mofarrej, em São Paulo, a Cogna Educação foi premiada como o melhor departamento jurídico em educação do Brasil.

O jurídico da Cogna demonstrou a sua forte atuação no Contencioso e M&A (em português “fusões e aquisições”), destacando o desafio de gerir um jurídico de uma empresa do tamanho da Cogna, em que a base de alunos, empregados e negócios fechados pela Companhia é de grande porte, além de ser formada ao longo dos anos por diversas aquisições, impactando diretamente a quantidade de processos e operações existentes. Foi considerado também o diferencial de possuir uma área focada especificamente em eficiência operacional e financeira jurídica que excede a qualidade técnica tradicional e aproxima ainda mais da gestão estratégica do negócio.

A empresa recebe um grande volume de processos novos diariamente, com inúmeras audiências, liminares a serem cumpridas e inúmeros escritórios prestadores de serviços, além dos diversos interlocutores do negócio e particularidades expressivas em relação a cada um dos processos.

A atividade da Cogna é altamente regulada pelo Ministério da Educação (MEC), com diversas legislações esparsas e dinâmicas que envolvem o setor e suas relações com os agentes reguladores, além de altamente fiscalizada pelo Ministério Público, Defensorias Públicas e Procons como uma relação de consumo regida pelo código de defesa do consumidor e normas regulatórias emanadas principalmente do Ministério da Educação.

Outra característica relevante da Diretoria Jurídica é a participação ativa em projetos de M&A e na reorganização societária interna do Grupo, na significativa maioria das vezes decorrentes dos próprios M&As realizados pela Companhia. Como grandes M&As realizados pela Cogna, tem-se a aquisição da Anhanguera em 2014, tendo sido agregados 15 sociedades e a aquisição da Somos em 2018, quando houve a incorporação de 39 sociedades ao grupo.

Esses fatores tornam a operação complexa, exigindo uma estrutura robusta, organizada e eficiente, além do necessário uso de tecnologias e inovação.

Mais informações através do link Quem somos – Leaders League. A metodologia e categorias premiadas podem ser acessadas em Premiação (filasa.com.br)

Receberam o prêmio no evento: Bianca Reinstein (Gerente Sênior do Contencioso na Kroton), Leonardo Lara (Diretor Jurídico na Kroton) e Ricardo Mota (Gerente Sênior de Eficiência Jurídica na Cogna)
Visualizador