Biodiversidade

Biodiversidade

Ambiental

Imagem do Selo Compromissos Cogna Por Um Mundo Melhor

Por sermos uma companhia do setor educacional, nossas atividades não causam um impacto direto e significativo na biodiversidade. Contudo, acreditamos que somente por meio do nosso compromisso em preservar o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas, atuando como líderes, podemos gerar valor sustentável para a Cogna, nossos stakeholders, a sociedade e o planeta. Reconhecemos a importância de assumir responsabilidades nessa área e envolver todos em ações conjuntas para alcançar esse objetivo. Tendo isso em mente, atuamos proativamente e estamos comprometidos com a preservação da biodiversidade.

Desde 2008, mantemos certificação FSC (Forest Stewardship Council*), que garante a cadeia de custódia do papel e exigimos que 100% de nossos fornecedores da categoria mantenham a certificação. O sistema de certificação florestal do FSC é reconhecido internacionalmente e possibilita o rastreamento do papel, insumo significativo para a produção de nossos livros e apostilas, garantindo origem de florestas manejadas de forma ambientalmente adequada.

Entendemos que nosso maior potencial de impacto positivo na biodiversidade é por meio da atividade educacional, por sua capacidade de promover conscientização, produzir conhecimento por meio da pesquisa científica aplicada e disseminar informações sobre descobertas, teorias e métodos em publicações científicas. Nesse sentido, um dos Compromissos Cogna por um Mundo Melhor é impactar 1,8 milhão de pessoas com conteúdo de educação ambiental até 2025.

Cursos

Oferecemos mais de 170 cursos de graduação e pós-graduação ligados à temática ambiental.

Pesquisas Científicas

A preservação ambiental é um desafio urgente: o desgaste dos ecossistemas, a perda da biodiversidade e as mudanças climáticas ameaçam a vida humana e a de milhares de outras espécies no planeta. Nesse contexto, a pesquisa científica, e seu fomento, desempenham um papel crucial na busca por soluções sustentáveis e novas formas de vivermos em sociedade. Nossos Programas atuam em consonância com o desenvolvimento regional, seja na geração de conhecimento local, como na busca pela melhoria da qualidade de vida do entorno.

Programa de Mestrado em Ciências Ambientais

  • Mantido pela UNIC (Cuiabá-MT) tem como foco o desenvolvimento de atividades interdisciplinares quanto à avaliação da estrutura do meio físico, biológico e antrópico dos diversos biomas regionais, com ênfase nas dinâmicas associadas às mudanças climáticas e suas consequências para saúde humana e sustentabilidade ambiental.

Programa de Mestrado e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional

  • Mantido pela UNIDERP (Campo Grande – MS). O Programa de Mestrado visa capacitar profissionais para desenvolverem atividades voltadas ao desenvolvimento sustentável; a integração com a comunidade, empresas e órgãos de controle ambiental visando o aprofundamento dos estudos e conhecimentos para a melhoria da qualidade de vida e a ampliação os conhecimentos para subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas e privadas destinadas à conservação ambiental e ao desenvolvimento regional, com ênfase nos biomas do Cerrado e do Pantanal.

São linhas de pesquisa dos Programas:

  • Agricultura agroecológica x Bioeconomia: estratégias para conversão e adoção de agricultores familiares no Brasil;
  • Uso e Conservação da Biodiversidade do Pantanal e Cerrado;
  • O Caminho das Águas em Campo Grande – MS;
  • Projeto de Monitoramento das araras-canindé (Ara Ararauna) em Campo Grande, MS;
  • Avaliação do índice de área foliar, em fragmentos de cerrado, submetidos a distintos regimes de queima prescrita, no parque nacional Chapada dos Guimarães-MT;
  • Dinâmica sazonal e interanual das trocas de energia e CO2 em gradiente ambiental cerrado – Pantanal;
  • Fluxos de metano e dióxido de carbono em áreas de pastagem sazonalmente inundada do Pantanal;
  • O efeito da queima prescrita sobre produção primária, armazenamento de carbono e nutrientes em área de cerrado no parque nacional da Chapada dos Guimarães;
  • Uso de sensoriamento remoto para análise da dinâmica da vegetação em um parque urbano.

Divulgação de Produção Científica

As teses e dissertações resultantes dos programas de mestrado e doutorado estão disponíveis para acesso público, no repositório de produção científica da Cogna:

Vários trabalhos originados dos programas ganham as páginas de publicações científicas especializadas como Elsevier e Science, ampliando sua disseminação. Entre os exemplos, destacamos:

Agricultural and Forest Meteorology

Higo J. Dalmagro, Michael J. Lathuillière, Paulo H.Z. de Arruda, Anisio A. Da Silva Júnior, Fernando da S. Sallo a, Eduardo G. Couto, Mark S. Johnson. Carbon exchange in rainfed and irrigated cropland in the Brazilian Cerrado. Agricultural and Forest Methodology ,Vol. 316, 2022


Pantanal Sciense Magazine WWF

Guedes, N. M. R., Scherer-Neto, P., Fontoura, F.M., Ferreira, L.P., Ramalho, K., Lourenço, A.C.P., Carvalho, B.H.G., Ferramosca, M.R., Moreira, T.A. (2021). Macaws survive fires and provide hope for resilience – Stubborn survivors. Pantanal Science Magazine 6 (1):36-41.

*A Forest Stewardship Council é uma organização sem fins lucrativos que promove a gestão florestal responsável em todo o mundo, visando assegurar manejos florestais socialmente benéficos e economicamente viáveis

Visualizador