Notícias

ATHIS Pitágoras Unopar: estudantes de Arquitetura e Urbanismo atuam para melhorar áreas residenciais de baixa renda

07 de Junho de 2022

Além de promover qualidade de vida a famílias em situação de informalidade urbana, o projeto capacita os alunos a buscarem soluções habitacionais adequadas à realidade

Imagem do logo Athis Pitágoras / Unopar

Pautado na Lei Federal nº 11.888/2008, que garante ao cidadão com renda de até três salários mínimos acesso gratuito ao trabalho de profissionais técnicos e especializados em Arquitetura e Urbanismo, o Projeto ATHIS Pitágoras Unopar de Londrina, no Paraná, é um Grupo de Extensão que tem por objetivo ensinar – e aprender – além da sala de aula, promovendo a interação entre os alunos e a sociedade. Consiste em disponibilizar suporte técnico nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Engenharias para famílias em situação de informalidade urbana que precisam de melhorias no espaço residencial.

A arquiteta e urbanista – e também docente da Unopar – Mariana Gimenez Casarim enfatiza o quanto a experiência proporcionada pelo projeto é única e recompensadora para os alunos: “O ATHIS – Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social – oferece uma vivência diferente do conteúdo ensinado na graduação. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo ainda são essencialmente focados na produção e reprodução da cidade legal, dentro dos parâmetros de uso e ocupação do solo, adequação às normas de segurança e desempenho, e construída com mão de obra especializada. Nesse sentido, o contato promovido pelo projeto com a cidade reproduzida de maneira ‘informal’ é uma oportunidade de o aluno experienciar as condições reais dos problemas enfrentados pela população de baixa renda no nosso contexto urbano e capacitá-los a buscarem soluções adequadas à realidade. Essa prática também prepara os estudantes para ingressarem em organizações, programas e editais subsidiados para a prestação de assistência técnica em habitação de interesse social”.

Os participantes do projeto são, preferencialmente, alunos matriculados nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, e Engenharias; em contrapartida, Mariana destaca a intenção de criar ações que envolvam estudantes de áreas distintas e a própria comunidade. “A ideia é desenvolver atividades in loco, como mutirões e campanhas para arrecadação de materiais”, revela.

Ela observa também que “apesar de a legislação ainda não ter sido regulamentada em todos os municípios brasileiros, as prefeituras estão, aos poucos, inserindo e regularizando a atividade para a contratação de profissionais em prol de moradias dignas”. Para a arquiteta, a intenção do projeto também é incorporar essa discussão sobre a informalidade urbana, problema tão antigo nas cidades brasileiras, na esfera municipal.

De fato, a argumentação do tema ganha cada vez mais espaço na sociedade. “Os Grupos de Extensão Universitária são aqueles formados por alunos e professores que trabalham junto à população de baixa renda em uma relação de troca entre o saber acadêmico e o saber popular. A extensão universitária é uma grande oportunidade para pôr em prática a teoria e a pesquisa desenvolvidas na universidade e preparar tecnicamente os estudantes para a atuação profissional. Ao mesmo tempo, assegura a democratização do conhecimento acadêmico e ensina o papel social do profissional. Entende-se, portanto, que Ensino, Pesquisa e Extensão são práticas pedagógicas indissociáveis para a construção de um profissional completo”, difunde a plataforma ATHIS.org, que objetiva fomentar o debate sobre a ação.

Por fim, Mariana esclarece que não só a comunidade, mas também empresas podem apoiar o projeto. “Precisamos muito de auxílio, especialmente de materiais e subsídios que os atendimentos carecem”, aponta ela.

Galeria de Imagens

Fonte das Imagens: ATHIS PITÁGORAS UNOPAR

Projeto Athis na mídia


Visualizador