Social
Educação e Sustentabilidade
Acreditamos que nosso capital social na educação como ferramenta transformadora de realidades, com possibilidade de impactar modos de pensar e agir das pessoas. Por isso, desenvolvemos e disseminamos conteúdos educacionais com a temática socioambiental.
Entre as principais ações, estão:
- Trilhas formativas na UNICO (Universidade corporativa Cogna) para fornecedores e parceiros, cursos abertos à comunidade em geral, bem como para professores e alunos da rede pública;
- Alinhado com as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), incluímos o tema da sustentabilidade no desenvolvimento dos nossos materiais didáticos para a educação básica;
- Nossa solução complementar STEM Connect – Discovery Education promove discussão em torno dos 17 ODS, da ONU, e das demandas socioambientais da sociedade;
- Oferecemos mais de 170 cursos de graduação e pós-graduação ligados à temática ambiental, como graduação em gestão ambiental e MBA em avaliação, perícia e auditoria ambiental;
- Mantemos dois programas de pós-graduação que têm relação direta com a temática: o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais; e o Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Os programas mantêm nove linhas de pesquisa em desenvolvimento.
Impacto Social
Para direcionar nossas ações, contamos com a Plataforma de Impacto Social da Cogna, dividida em eixos prioritários para ampliar a força das nossas iniciativas:
Nossos programas estão alinhados a pelo menos um dos três pilares de nossa Plataforma de Impacto Social:
Educação Pública
Contribuir para a Educação Pública no país.
Oportunidades Econômicas
Mudar a vida das pessoas por meio do acesso ao emprego, auxiliando na sua jornada profissional e na construção da sua carreira.
Desenvolvimento Local
Promover o desenvolvimento econômico e social no entornodas unidades de ensino.
São eixos transversais de atuação, que perpassam os pilares:
Inovação e Tecnologia: Usar as novas tecnologias para minimizar o impacto negativo e potencializar o impacto positivo do negócio.
Diversidade e Inclusão: respeitar e valorizar pessoas portadoras de deficiência; e apoio à equidade de gênero, etnia, religião, orientação sexual e identidade de gênero.
Acreditamos na educação como instrumento de transformação social, permitindo que as pessoas alcancem maior qualidade de vida e gerem renda nas localidades onde moram. Por isso, entendemos que nossa presença em todos os estados brasileiros é um fator impulsionador para ampliarmos os impactos positivos que nossa atividade traz para a sociedade.
Com nossa capilaridade, realizamos nossa atuação social por meio de ações, projetos e atendimentos comunitários oferecidos por nossas IES e projetos dos nossos três braços sociais: o Instituto SOMOS, a Fundação Pitágoras e o movimento Aliança Brasileira pela Educação.
Contamos com uma Política de Investimento Social Privado e Doações que orienta os processos de patrocínios diretos e doações da Cogna, oficializando os fluxos, considerando regramentos de transparência e compliance.
Service Learning
Enxergamos o potencial da atuação de docentes e estudantes das nossas instituições de ensino superior como um importante elemento transformador de realidades. Por isso, adotamos o service learning, educação experiencial para que alunos se envolvam em atividades que atendam às necessidades humanas e comunitárias, junto a oportunidades estruturadas de reflexão destinadas a alcançar os resultados desejados de aprendizagem.
Estimulamos, de forma estruturada, a promoção de ações que atendam a comunidades localizadas no entorno de nossos campi. A mobilização faz com que professores e alunos destinem horas de trabalho, atuando voluntariamente, para oferecer assistência a quem mais precisa.
Grandes Números 2022
2 mil
municípios alcançados pelas
unidades de Ensino Superior
84,9%
de pequeno
porte
82%
têm IDH abaixo da média brasileira
Em781 cidades
somos a única instituição de ensino
+ de 1.050
projetos sociais realizados em 2022
+ de 700 mil
pessoas beneficiadas
Tempo de trabalho
equivalente a + de
12 anos e nove meses
+ de R$ 400 milhões de reais em desoneração ao poder público
São duas formas de atuação:
- Projetos sociais: iniciativas realizadas para as comunidades, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, que podem ser contínuas ou pontuais e, ainda, fazerem parte de projetos de extensão acadêmica; Clique aqui e conheça algumas de nossas ações já realizadas!
- Atendimentos comunitários: acontecem de maneira sistemática e contínua, em espaços de atendimento comunitário dentro de nossas instituições de ensino superior, com os alunos dos cursos de graduação da Cogna prestando serviços especializados nas áreas de atuação profissional. Clique aqui e veja todos os locais de atendimentos comunitários!
Criado em 2017, o Instituto SOMOS é o braço social da SOMOS Educação, empresa por meio da qual atuamos na educação básica. A instituição tem como foco a democratização e o acesso à educação, à alfabetização e ao letramento, e à tecnologia e inovação para jovens em vulnerabilidade social em todo o Brasil. A entidade é presidida pelo CEO da SOMOS e gerida pela Gerência de Sustentabilidade e Impacto Social da Cogna.
O Instituto conduz o Somos Futuro, programa de aceleração para alunos provindos de escolas públicas que fornece melhores oportunidades de educação para os jovens. Somos Futuro ancora nosso Programa de Voluntariado Corporativo: nossos colaboradores participam como entrevistadores na etapa de seleção dos candidatos – sendo os responsáveis por conhecer a história de vida de cada um. Posteriormente, podem acompanhar toda a trajetória formativa dos alunos, na função de mentores, apoiando na adaptação à nova realidade, aos colegas e às rotinas da escola, bem como no desenvolvimento de competências socioemocionais e no planejamento de futuro e de carreira.
Beneficiários Somos Futuro
- 689 alunos desde o seu início, em 2017
- 194 escolas parceiras
- 134 municípios, de 18 estados e no Distrito Federal
- 46% de aprovação em universidades públicas
- Perfil do público participante:
- 64% feminino
- 36% masculino
- Renda per capita: até 2 salários-mínimos
- 13% são beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família
- Dos aprovados no vestibular, 67% é a primeira geração da família a cursar o ensino superior
Com um modelo próprio desenvolvido para as redes públicas, a Fundação Pitágoras busca influenciar a melhoria da aprendizagem ao trabalhar com toda a comunidade escolar. O Sistema de Gestão Integrado (SGI) acompanha, por cerca de dois anos, o conjunto de agentes que envolve as escolas, como as secretarias de educação, diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e professores, que se capacitam ao mesmo tempo em que inserem os elementos de gestão escolar no seu dia a dia. Criada há 20 anos, a tecnologia social passou por uma transformação digital em 2021, e adotou o formato híbrido: grande parte do programa é ofertado no padrão de ensino a distância, mantendo alguns encontros estratégicos presenciais. O novo modelo permitirá levar esse benefício para mais escolas em menos tempo. A cidade de Breves, na Ilha do Marajó (PA) passou a receber a iniciativa em 2021.
Os indicadores de qualidade do ensino comprovam o resultado positivo do programa nas escolas participantes, conforme mostra a evolução do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), tanto nos anos iniciais como nos anos finais do ensino fundamental. Os dados da última avaliação disponível, divulgados em 2022 e referente a 2021, indicam que os resultados chegam a ser 0,4 ponto superior em relação à média das escolas que não contam com o SGI.
A Fundação Pitágoras também oferece formação a detentos e egressos do sistema prisional por meio de bolsas de estudo. A Fundação também mantém uma parceria com a Apac Feminina (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) de Belo Horizonte (MG), em que cerca de 150 mulheres privadas de liberdade estudam no formato de ensino híbrido com formações que vão desde a alfabetização a fomento para empreendedorismo e ingresso no ensino superior. O índice de aprovação dessas mulheres foi de 87%. A Fundação também investe em projetos relacionados a Primeira Infância, Jovens Vulneráveis e ao Plantio de Árvores.