Notícias
Cogna divulga Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa desde 2019
14 de Agosto de 2023Mapeamentos permitem que a companhia mensure suas emissões diretas e indiretas de gases causadores do efeito estufa e elabore estratégias para compensá-las
As 20 maiores economias do mundo, incluindo o Brasil, são responsáveis por 80% das emissões globais de gases do efeito estufa. E, de acordo com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, “as consequências são claras e trágicas: crianças arrastadas por chuvas torrenciais, famílias fugindo de incêndios e trabalhadores desmaiando no calor escaldante”.
O último relatório lançado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), em 2022, revelou que as emissões globais médias de gases de efeito estufa (GEE) atingiram os níveis mais altos da história e recomendou a redução rápida e profunda dessas emissões entre 2030 e 2050.
Também no ano passado, a Cogna apresentou o seu primeiro inventário referente às emissões de carbono de 2021, com base nos protocolos do GHG Protocol – metodologia globalmente reconhecida para esse fim.
Consciente da necessidade de estabelecer metas de redução concretas, a companhia deu continuidade ao trabalho e expandiu o inventário, incluindo os anos retroativos de 2021, 2020 e 2019, considerando as emissões das nossas quatro unidades corporativas, de um centro de distribuição e suas respectivas frotas, das oito escolas próprias de idiomas, de duas escolas de educação básica e das 112 instituições de ensino superior – incluindo o escopo 03, que abrange as emissões indiretas.
Visando a credibilidade e a transparência dos resultados, a Cogna submeteu seus inventários a uma auditoria externa independente, que atestou a fidelidade e a qualidade dos dados, conferindo um grau de confiabilidade considerado o mais alto. Essa validação confirma o compromisso da empresa em adotar ações concretas no combate às mudanças climáticas.
A partir desses dados, a Cogna está traçando estratégias para a redução contínua das emissões, alinhadas com a Science Based Targets Initiative (SBTI). Além disso, os inventários fornecem subsídios valiosos para identificar riscos e oportunidades de negócio relacionados às mudanças climáticas, seguindo as recomendações do TCFD.
Os inventários fazem parte do tópico Equilíbrio entre Pessoas e Natureza dos Compromissos Cogna por um Mundo Melhor, que compreende:
- Fazer uso eficiente dos recursos naturais, priorizando fontes renováveis para um mundo mais verde;
- Educar e promover a conscientização ambiental, cientes de que todos somos responsáveis pelas mudanças climáticas;
- Promover o equilíbrio entre o uso dos recursos, sua preservação e a compensação ambiental.
A jornada da Cogna em direção à sustentabilidade e à responsabilidade ambiental avança de forma constante. Em 2022, a empresa ingressou no ICO2 – Índice de Carbono Eficiente da B3 – reforçando o seu compromisso com iniciativas de baixo carbono, além de obter pontuação C no caderno de mudanças climáticas do CDP. Já em 2023, a companhia assumiu um compromisso ainda mais abrangente ao aderir ao Movimento Ambição Net Zero, do Pacto Global.
Todo o trabalho e as estratégias em torno da agenda climática da Cogna são sustentadas por duas importantes políticas corporativas: a Política de Sustentabilidade e a Política de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. Essas diretrizes fornecem uma base sólida e o direcionamento para todas as ações da companhia nesse campo crucial.
Saiba mais sobre o nosso engajamento com uma economia de baixo carbono. Acesse os principais dados dos últimos inventários. Clique aqui.