Notícias
Cogna entra no índice de equidade de gênero da Bloomberg
22 de Março de 2023A companhia é uma das 16 empresas brasileiras no ranking global das melhores avaliadas em transparência na divulgação de dados sobre igualdade de gênero
Mais uma conquista da Cogna em boas práticas de ESG: a companhia foi listada no Gender-Equality Index 2023, da Bloomberg – índice de referência global, divulgado anualmente, que tem como objetivo medir o desempenho de empresas que se dedicam a reportar dados relacionados a gênero a partir de cinco pilares: liderança e pipeline de talentos, igualdade salarial e paridade salarial entre gêneros, cultura inclusiva, políticas antiassédio sexual e marca externa.
Em sua primeira participação na seleção da carteira, a Cogna obteve a pontuação de 76.35 de 100 – o que garantiu à companhia uma posição acima da média global do índice.
O reconhecimento reflete o empenho da Cogna na construção de um ambiente de trabalho cada vez mais equânime em um cenário profissional ainda tão desigual no Brasil, principalmente para as mulheres: uma pesquisa realizada pela Catho em 2021 mostra que elas ganham menos que os homens em todos os cargos de liderança – a diferença média é de 34%.
Além dos salários inferiores, o gênero feminino ainda enfrenta a hostilidade de algumas áreas de atuação, como a de tecnologia. De acordo com a pesquisa, apenas 19% do segmento é composto por mulheres, que ganham, em média, 11% a menos que os homens que trabalham no setor. Em cargos como engenheiro de sistemas operacionais em computação e gerente de desenvolvimento de sistemas, elas chegam a ganhar, respectivamente, 33% e 18% menos que o gênero masculino.
Por essas e outras tantas desigualdades ainda presentes no mercado, o comprometimento da Cogna com a transparência na divulgação de dados sobre igualdade de gênero ratifica a evolução das ações já realizadas e a constante atenção da companhia aos temas vinculados aos direitos humanos e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Conheça todos os Compromissos Cogna por um Mundo Melhor.
Fonte da Imagem: Image by Drazen Zigic on Freepik