Notícias

Cogna promove Summit com foco na agenda ESG

01 de Dezembro de 2022

O evento Summit contou com a presença de aproximadamente 400 colaboradores, que participaram do Jogo Desafio 2030 – uma capacitação lúdica para as lideranças voltada para o desenvolvimento sustentável

“Logo na primeira rodada, entendemos que pensar em conjunto e definir as ações antes de concretizá-las era a essência da sobrevivência”, conta Marcos Ferrari Fernandes, Head of Data do Stoodi – curso preparatório on-line para Enem e vestibulares – e participante do Summit promovido pela Cogna nos dias 18 e 19 de outubro.

Qualquer semelhança com o contexto global atual não é mera coincidência. O Jogo Desafio 2030 trouxe às lideranças, de forma lúdica e divertida, reflexões e discussões sobre a agenda ESG e a importância do coletivo na construção de um mundo mais igualitário e justo.

Segundo Marina Pequeneza de Moraes, gerente de Sustentabilidade e Impacto Social da Cogna, “o Summit é um importante ritual de encontro de todas as nossas lideranças e uma oportunidade de reforçar os valores da companhia para cada um de nossos talentos. O Jogo Desafio 2030 proporcionou uma sensibilização sobre a agenda ESG e uma reflexão a respeito da estratégia de sustentabilidade para cada área – afinal, não é só um segmento ou uma diretoria que promove a transformação; a sustentabilidade é um tema transversal na empresa, uma experiência colaborativa em que cada um pode se engajar contribuindo com suas expertises”.

“A mensagem principal do Jogo foi demonstrar um dos nossos princípios, que ‘não somos super-heróis’ – fortalecendo o conceito de trabalho em equipe, valorizando a opinião dos parceiros e pensando antes de agir. O coletivo é benéfico para o resultado, e reforça o espírito de equipe e as ações em conjunto”, complementa Marcos.

Bem como o evento, o Jogo Desafio 2030 faz parte dos Compromissos Cogna por um Mundo Melhor e reafirma a importância do comprometimento de todos para atingir as 14 metas estabelecidas para a companhia.

“Nesses encontros, conseguimos juntar todas as lideranças e nos alinhar a esse objetivo comum”, ressalta Marina.

Marcos não esconde o quão empolgante foi participar do Jogo: “Inicialmente, foi desafiador, uma completa novidade. Mesmo já tendo ouvido sobre o assunto, nunca tinha colocado em prática. Depois de entender as regras, veio o exercício de identificar quais eram as ações mais emergentes sem deixar que outras se tornassem emergentes. Daí em diante, foi pura diversão: todos colaborando com estratégias, não havia como determinar ações individualmente, até chegar ao ápice – derrotar o tabuleiro e alcançar o objetivo”.

Ele ainda deixa uma sugestão: “Gostaria de parabenizar a iniciativa, os idealizadores, as pessoas que trouxeram a proposta. Verdadeiramente, reforçou muito a premissa de ações em conjunto, espírito de time e que nenhuma opinião é fraca demais ou dispensável”.

“No final do dia, o Jogo foi um sucesso! Ficamos muito felizes com o resultado e já temos planos para aplicar essa dinâmica em outros rituais da companhia”, finaliza Marina.

De acordo com o ranking da Sustainalytics, a Cogna é uma das empresas líderes na indústria de Serviços ao Consumidor com menor risco ESG, ocupando a 6ª posição global entre os 2% de empresas com melhor desempenho. Já no ranking do CSA, a Cogna ocupa o 2° lugar global e 1° no País.

Cogna promove Summit com foco na agenda ESG

Conheça todos os Compromissos Cogna por um Mundo Melhor.

Visualizador