Notícias

Cogna realiza 1º inventário de carbono para mensurar suas emissões

29 de Agosto de 2022

Inventário permite à empresa mensurar suas emissões de gases de efeito estufa e traçar estratégias para controlá-las e compensá-las

No início deste ano, um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), lançado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), revelou que as emissões globais médias de gases de efeito estufa (GEE) atingiram os níveis mais altos da história e recomendou reduções rápidas e profundas dessas emissões ao longo das décadas entre 2030 e 2050.

Para compreender os impactos dos escritórios, faculdades e centros de distribuição nas emissões de GEE, a Cogna realizou seu primeiro inventário de carbono, referente a 2021, seguindo protocolos e normas da Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) – a metodologia mais utilizada e respeitada no mundo para esse fim.

O inventário mapeia as principais fontes emissoras e considerou os escopos 1 – que quantifica as emissões diretas, ou seja, todas as fontes de emissão relacionadas às atividades da companhia; e 2, que mensura o consumo de energia elétrica.

Esse levantamento é parte dos Compromissos Cogna por um Mundo Melhor e está inserido no tópico Equilíbrio entre Pessoas e Natureza, que abrange:

  • Fazer uso eficiente dos recursos naturais, priorizando fontes renováveis para um mundo mais verde;
  • Educar e promover a conscientização ambiental, cientes de que todos somos responsáveis pelas mudanças climáticas;
  • Promover o equilíbrio entre o uso dos recursos, sua preservação e a compensação ambiental.

    Além da área de sustentabilidade, a elaboração do inventário envolveu uma consultoria especializada – responsável por todos os cálculos -, nossa área de infraestrutura e os diretores, coordenadores e corpo operacional de cada uma de nossas unidades no processo de coleta de dados.

    O maior desafio foi mapear as emissões de toda a complexidade das atividades por conta da multiplicidade estrutural e de serviços de cada negócio – enquanto alguns são compostos apenas por salas de aula, outros têm clínicas-escolas, laboratórios multidisciplinares e fazendas, por exemplo. Rastrear todas as opções de fontes emissoras para que o inventário se desenvolvesse da forma mais completa possível foi o ponto de superação desse projeto.

    Marina Pequeneza de Moraes - Gerente de Sustentabilidade
    Marina Pequeneza de Moraes – Gerente de Sustentabilidade

    “O que estamos fazendo traz um marco para o setor, pois tivemos a preocupação de abranger todas as unidades de negócios, em seu amplo aspecto. Por exemplo, incluímos na mensuração o cálculo das emissões dos nossos laboratórios, clínicas e fazendas escolas, inclusive os animais que possuímos. O objetivo foi mapear detalhadamente o nosso impacto ambiental mesmo considerando todas as particularidades da nossa operação, o que resultou num inventário único que representa toda a diversidade do nosso negócio”, observa Marina Pequeneza de Moraes, Gerente de Sustentabilidade da Cogna, sobre o desafio de incorporar os diferenciais dessa operação no inventário.

    Os resultados, que estão disponíveis no Registro Público de Emissões e no portal ESG da Cogna, orientarão as estratégias e os compromissos da empresa com a mitigação desses efeitos e metas de evolução – somos o primeiro grupo educacional do Brasil a divulgar publicamente seu relatório completo de emissões.

    Acreditamos que acelerar a transição para a economia de baixo carbono e reduzir as consequências das mudanças climáticas é uma responsabilidade conjunta da sociedade, das organizações e dos governos. Por isso, assumimos o compromisso de aprimorar nossa gestão e avançar na redução contínua dos impactos ambientais dos nossos negócios, a fim de contribuir para o controle da crise climática e ajudar na preservação dos recursos naturais.

    Com mais esse passo, estaremos ainda mais alinhados às melhores práticas do mercado, além de colaborar com a diminuição de problemas derivados das mudanças climáticas ao reduzir e compensar nossas emissões.

    Saiba mais sobre nosso comprometimento com a Ecoeficiência, clique aqui!


    Fonte da Imagem: People house photo created by senivpetro – www.freepik.com

    Visualizador