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Como o SGI – Sistema de Gestão Integrado – ajuda a transformar o dia a dia das redes públicas de ensino

24 de Maio de 2022

Desenvolvido pela Fundação Pitágoras, o SGI – Sistema de Gestão Integrado -potencializa e alinha os esforços de alunos e profissionais de Educação, contribuindo para a melhoria dos índices educacionais das redes públicas de ensino

Fundação Pitágoras

Fundada em 11 de abril de 1999, seguindo a trajetória de vanguarda educacional iniciada em 1966 pelo curso pré-vestibular Pitágoras, em Minas Gerais, a Fundação Pitágoras é um dos braços sociais da Cogna Educação e tem como missão a promoção da educação de qualidade no Brasil por meio da melhoria da gestão das instituições educacionais: qualidade da educação como fim, gestão como meio, prestação de serviços como base, ação alternativa como forma de trabalho e escala nacional como âmbito. Realiza projetos de impacto social voltados ao apoio a programas de cuidado e acompanhamento da primeira infância; atua pela melhoria da qualidade da educação pública com programas de alta efetividade e escalabilidade; e promove iniciativas de capacitação e sensibilização quanto à empregabilidade de jovens vulneráveis e egressos do sistema prisional.

Seguindo seus propósitos, a Fundação desenvolveu, então, uma metodologia especialmente delineada para as redes públicas de ensino da educação básica: o SGI – Sistema de Gestão Integrado – é composto por recursos como capacitação de gestores, capacitação de educadores, disponibilização de ferramentas com tutorial de aplicação e avaliação dos conteúdos aprendidos em sala de aula, entre outras soluções. Sendo um um sistema que atua de forma integral no ambiente educacional, adequando o ensino às demandas locais e melhorando a qualidade e o interesse tanto dos educadores, a partir de capacitação e valorização do trabalho, quanto dos alunos. Tanto que, ao longo das últimas duas décadas, impactou centenas de escolas e centenas de milhares de alunos e educadores por todo o Brasil.

“O SGI proporciona a melhoria dos resultados da aprendizagem e dos processos operacionais do sistema escolar de forma sistêmica e alinhada, e compartilhando os valores. Assim, todos os atores envolvidos atuam harmonicamente por meio da inovação ou melhoramento contínuo das práticas de trabalho; com o foco no aluno, razão de ser da escola; executando ações que potencializam a satisfação e o desenvolvimento das pessoas; em que as lideranças, na forma visível e indelegável, revelam seu comprometimento com as práticas que confluem para a excelência da gestão, obtendo assim os melhores resultados”, enfatiza Tânia Mara Nogueira, pedagoga e vice-presidente da Fundação Pitágoras.

Em 2021, a metodologia passou por uma transformação digital e, agora, adotou o modelo híbrido: será ofertada no padrão de ensino a distância, mantendo os encontros estratégicos no formato presencial.

O novo escopo permitirá levar o benefício para mais escolas em menos tempo e, pelo fácil acesso à capacitação e pela praticidade do acompanhamento, Tânia acredita que a adesão ao sistema vai aumentar: “Ao fazer a entrega do SGI de forma híbrida, em que temos jornadas presenciais e virtuais, agilizamos os processos, otimizamos o tempo, ganhamos flexibilidade, abrangência e eficiência, além de reduzirmos os custos”, ressalta.

Terminado o processo, os profissionais participantes ainda recebem um certificado de Pós-graduação em Gestão Educacional pelas Faculdades do Grupo Kroton.

“O SGI é o melhor caminho para se fazer gestão em escolas públicas. É simples, de fácil aplicação e com resultados rápidos. Comprovadamente, dentro de um mesmo município, temos escolas que implantaram o SGI comparadas às escolas que não implantaram, e são impressionantemente destoantes a forma de gestão e os resultados entre elas. Não é fazer mais, é fazer melhor”, finaliza Tânia.

Fonte da Imagem Destaque: Getty Images


Imagem do linkedin da Tânia Mara Nogueira, Vice-Presidente Fundação Pitágoras | Educadora | Gestão Educacional | ESG | Impacto Social | Terceiro Setor
Tânia Mara Nogueira, Vice-Presidente Fundação Pitágoras | Educadora | Gestão Educacional | ESG | Impacto Social | Terceiro Setor
  • Vice-presidente da Fundação Pitágoras;
  • Responsável pela operacionalização do funcionamento da Fundação Pitágoras e da forma de entrega do SGI – Sistema de Gestão Integrado;
  • Consultora em diversos municípios do Brasil, da metodologia de gestão, SGI – Sistema de Gestão Integrado. Em cada município, durante dois anos, fazia mensalmente a transferência da metodologia em Jornadas de dois dias consecutivos/mês, para os educadores das escolas públicas e secretaria deeducação.

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