Notícias

Diversidade corporativa: a base da inovação, do crescimento e do futuro

26 de Julho de 2022

Foi-se o tempo em que promover a diversidade nas empresas era um diferencial; hoje, é uma diretriz prioritária na cultura de qualquer companhia

Segundo a pesquisa “Diversidade Aprendiz”, realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma das agências das Nações Unidas (ONU), a maioria das empresas no Brasil se preocupa em ampliar a diversidade, mas enfrenta dificuldades em promover efetivamente a inclusão e preparar o ambiente de trabalho com ações para acolher, reter e desenvolver talentos de pessoas provenientes de grupos excluídos da sociedade no ambiente corporativo.

Contudo, aqui na Cogna, diversidade e inclusão fazem parte dos Compromissos Cogna Por um Mundo Melhor – somos a primeira organização do segmento de educação do Brasil a assumir metas públicas voltadas ao tema.

Jessica Reis Rosa, gerente de Diversidade e Inclusão da Cogna Educação

“Assumimos a responsabilidade de mudar esse cenário corporativo e promover diversidade étnica, de cor, de gênero, de pensamento e de origens, de uma forma efetiva e, principalmente, genuína. É toda uma multiplicidade de características que nos fazem diferentes uns dos outros e humanamente iguais nas diferenças”, destaca Jessica Reis Rosa, gerente de Diversidade e Inclusão da Cogna Educação.

E alguns resultados já podem – e merecem – ser celebrados. Uma das metas assumidas era a de atingir a equidade de cargos de liderança, ocupados por homens e mulheres, até 2025; e esse objetivo já foi alcançado.

Além das metas públicas, a Cogna ainda conta com:

Grupo de Afinidade Cogna em Cores
  • O Grupo de Afinidade Cogna em Cores, que promove encontros semanais para discutir e repercutir sobre iniciativas e temas relacionados à comunidade LGBTQIA+. Frequentemente, são realizadas rodas de conversa abertas para toda a empresa, a fim de conscientizar, ouvir e compartilhar ideias. Recentemente, um desses diálogos foi promovido com as lideranças da companhia para esclarecer dúvidas práticas, como o pronome a ser utilizado com uma pessoa trans, por exemplo.
  • O Grupo de Afinidade Divers@ que, também semanalmente, se reúne para debater e refletir sobre iniciativas e temas relacionados à diversidade de gênero na companhia. Frequentemente, são realizadas rodas de conversa abertas para toda a empresa, a fim de conscientizar, ouvir e compartilhar ideias. Recentemente, um desses diálogos refletiu a Maternidade Atípica com mães que têm filhos deficientes compartilhando suas experiências.
  • O Guia de Diversidade e Inclusão, lançado recentemente e disponível para toda a companhia, a fim de nortear os colaboradores e as colaboradoras sobre a conduta e as expectativas que a organização tem em relação a essas causas.

Em contrapartida, Jessica chama a atenção para a importância de manter a mente sempre aberta e trabalhar a capacidade de abandonar antigos paradigmas: “Todos nós temos o que chamamos de viés inconsciente, que é a tendência de gostar mais de quem se parece com a gente. Precisamos trazer isso para a consciência e permanecermos atentos para não reproduzirmos preconceitos que a gente, muitas vezes, nem sabe que tem”.

Embora seja um projeto recente, a transformação do posicionamento da empresa em relação à diversidade já transborda aos olhos dos colaboradores. “Recebemos muitos relatos, principalmente de funcionários mais antigos, falando o quanto a empresa mudou nesse sentido. As pessoas estão se enxergando nas lideranças e se sentindo mais acolhidas. Um time mais diverso é, sem dúvida, um time mais engajado”, complementa a gerente.

“Se sempre tivermos pessoas com as mesmas histórias de vida, sempre vamos chegar nas mesmas soluções. Portanto, a diversidade é a base da inovação, do crescimento e do futuro”, finaliza Jessica.

Confira o cenário atual de cada uma de nossas metas públicas relacionadas à diversidade: Clique aqui.


Assista à nossa Websérie sobre ESG

Visualizador