Notícias
Empreendedorismo e inclusão: Faculdade Pitágoras promove curso de capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade
12 de Maio de 2023O curso é uma das ações sociais realizadas pelas instituições de ensino da Kroton, que conciliam prática profissionalizante e impacto positivo
Dos 12 milhões de desempregados no Brasil, 6,5 milhões são mulheres. É o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada no Dia Internacional da Mulher de 2022.
Em constante atenção aos desafios sociais globais e do entorno de suas unidades, as instituições de ensino da Kroton promovem, periodicamente, projetos e atendimentos especializados à comunidade – sempre alinhados aos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), das Nações Unidas – que visam contribuir para o desenvolvimento econômico e social local.
Considerando o ODS número 10, que consiste na redução das desigualdades, a Faculdade Pitágoras de Linhares, no Espírito Santo, em parceria com o SENAC, desenvolveu o “Curso de Auxiliar de Cozinha” com o apoio dos estudantes de Nutrição e da Secretaria Municipal de Assistência Social da região.
“Foi muito gratificante trabalhar nesse projeto que fez a vida das pessoas mudarem; entendi que minha futura profissão pode mudar a vida das pessoas para melhor”, comemora Aline Viguini, aluna do 6º período.
O tema foi pensado de acordo com a demanda da comunidade: nas proximidades da unidade há um conjunto habitacional que abriga diversas moradoras até então desempregadas e com necessidades de sensibilização nutricional para com seus filhos e parentes. Realizada no mês da mulher, o objetivo da ação era criar oportunidade de aprendizado e emancipação financeira para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social, estimulando autonomia, proatividade, criatividade e atitude positiva.
Patricia Santana Loureiro, auxiliar de cozinha, chorou de emoção ao falar sobre o projeto: “Eu estava desempregada há mais de dois anos, buscava emprego e nunca conseguia nada, pois não tinha experiência. Com esse curso, fui chamada por três empresas e pude escolher para qual iria. Eu pude escolher onde trabalhar só porque, agora, tenho a experiência que aprendi nesse curso… Só tenho a agradecer a Deus e a vocês por isso”.
Durante três meses, 14 mulheres, de 30 a 59 anos, receberam aulas de gastronomia, higiene e empreendedorismo, incluindo um jantar com autoridades e possíveis contratantes do município, como restaurantes e empresas alimentícias.
“Esse projeto me fez amar ainda mais a educação, pois, com ele, fortifica-se a mudança que a educação provoca na vida das pessoas. Senti a necessidade de trabalhar cada vez mais projetos sociais para mostrar aos alunos como podemos impulsionar o desenvolvimento da região com os aprendizados vividos em sala de aula, e mudar a vida das pessoas para melhor”, conclui José Edson Mora, coordenador do curso de Nutrição da unidade.
Fonte da Imagem: Getty Images