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Estudantes criam brinquedos pedagógicos com materiais recicláveis
28 de Junho de 2022Projeto social conecta pedagogia, sustentabilidade e empreendedorismo
Pedagogia não se resume à prática de ensinar. É também criar, produzir e empreender. E de forma sustentável. Desenvolver habilidades além dos limites da sala de aula é um dos objetivos do Projeto Social de Brinquedos com Materiais Recicláveis, que, além de acrescentar recursos à educação de crianças de baixa renda, ajuda a disseminar a importância da preservação do meio ambiente.
Resultado de uma parceria entre a pedagoga Fernanda Zimmerman e a mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Qualidade e Produtividade Adriani Pereira, ambas docentes, o projeto surgiu do propósito de criar ferramentas pedagógicas com insumos reutilizados que pudessem colaborar com o processo de aprendizagem infantil e, simultaneamente, incutir em alunas e alunos de Pedagogia os conceitos de empreendedorismo e sustentabilidade – incluindo o empreendedorismo social e a reciclagem.
“Antes de qualquer coisa, gostaria de destacar a participação da professora Fernanda, que abraçou a ideia e foi fundamental para a concretização do projeto. Para os estudantes, foi um desafio, mas ao qual todos aderiram muito facilmente, porque podiam contar com a Fernanda, como orientadora da parte pedagógica, e comigo, na área ambiental, fazendo a indicação dos produtos recicláveis mais adequados para cada ferramenta, por exemplo – isso além do conteúdo voltado ao empreendedorismo, como a criação de uma rede de apoio e reforço da aprendizagem para atender famílias de baixa renda. Por conta desse acompanhamento, ficaram mais confortáveis e à vontade para criar. Era muito bom encontrar alunas e alunos, e perceber a empolgação nas tentativas e erros, e, principalmente, nos acertos. Esse entusiasmo ficou ainda mais evidente na apresentação do resultado final do projeto: o uso da criatividade era um dos fatores essenciais para o sucesso do programa, e eles mesmos se surpreenderam com o próprio processo criativo. Nem os estudantes sabiam que podiam criar algo tão significativo com tão pouco”, relata Adriani, orgulhosa.
Em relação à preservação do meio ambiente e a concepção de sustentabilidade, Adriani observa que o impacto do projeto é ainda mais abrangente e a longo prazo: “O maior impacto, creio eu, é a possibilidade infinita do que podemos fazer com materiais que antes eram vistos como sem utilidade e, na maioria das vezes, descartados de forma errada no meio ambiente. Se o projeto for disseminado, e uma das intenções é que que todos os participantes sejam, de forma orgânica, propagadores dessa ideia, ele possa abrir a mente das pessoas sobre a limitação dos recursos naturais e externar que a preservação do meio ambiente também passa pelas possibilidades de reutilização de materiais para tantas coisas – até para o aprimoramento da própria educação.”
E a intenção é não parar por aí. “Gostaria muito de elaborar um projeto futuro com oficinas para crianças e pais em situação de vulnerabilidade, para podermos colocar em prática o que foi aprendido e divulgar a ideia de que podemos contribuir para a preservação dos recursos naturais por meio da reutilização de materiais de forma lúdica e, por que não, prazerosa, já que no processo construtivo dessas ferramentas, além de desenvolver diferentes aptidões, também proporciona bem-estar e satisfação a todos os envolvidos”, encerra Adriani.
Galaria de Imagens do Projeto
Fonte das Imagens: Unopar – Cascavel/PR