Notícias

Faculdades da Cogna aderem ao Movimento Escolas pelo Clima

22 de Agosto de 2024

As mudanças climáticas representam uma das maiores ameaças que a humanidade enfrenta atualmente. Diante disso, a Cogna Educação ciente de sua responsabilidade, compromete-se a educar e promover a conscientização ambiental como parte dos “Compromissos Cogna por um Mundo Melhor”. A empresa acredita no poder transformador da educação para mudar a forma como as pessoas percebem e reagem à urgência das mudanças climáticas.

Como parte desse compromisso, todas as Instituições de Ensino Superior da Cogna aderiram ao Movimento Escolas Pelo Clima. Este movimento visa informar, formar e engajar a comunidade acadêmica por meio de uma curadoria, para incentivar a promoção de projetos socioambientais focados em ações climáticas. As instituições signatárias comprometem-se a desenvolver projetos socioambientais que envolvam os alunos em temas relacionados ao clima.

Este compromisso reflete a visão da Cogna de que a educação é uma ferramenta essencial na transformação da sociedade e na criação de um futuro sustentável. Ao integrar a conscientização climática no ambiente acadêmico, a empresa pretende inspirar ações concretas e efetivas na luta contra as mudanças climáticas.

Movimento Escolas Pelo Clima – Com mais de 1.031 instituições de ensino signatárias, entre públicas e particulares de todo o País e de Portugal, representando mais de 945 mil estudantes e 70 mil educadores, o Movimento Escolas pelo Clima é a maior comunidade de escolas comprometidas com a agenda climática. A iniciativa é gerida pela Reconectta, negócio de impacto social certificado pelo Sistema B, que atua com educação climática nas instituições de ensino.

Conheça alguns dos projetos realizados pelas nossas Instituições de Ensino Superior:

Imagem do logo Anhanguera
Leme/SP

Plantação de Mata Ciliar

Esta ação sustentável visa combater os efeitos do desmatamento e promover a conscientização ambiental através da plantação de mudas florestais. Realizado pelos alunos e professores do curso de Agronomia em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Leme, o projeto é desenvolvido na fazenda escola e em pontos estratégicos da cidade.

Veja a entrevista:

[A partir do minuto 22] – Fonte: Radio Cultura / Rede Bandeirantes Leme/SP

Imagem do logo Anhanguera
Pelotas/RS

Confecção de Mantas Térmicas com Caixas de Leite Tetra Pak

O curso de Direito, em parceria com o Centro de Integração do Mercosul (CIM) da UFPel, arrecada caixas de leite para a confecção de mantas térmicas destinadas aos abrigos municipais. O material é utilizado para isolar os colchões do frio do chão, melhorando o conforto das pessoas nos abrigos.

Mais informações: Clique aqui.

Imagem do Projeto: Confecção de Mantas Térmicas com Caixas de Leite Tetra Pak - Pelotas - RS
O Litorâneo

Imagem do logo Uniderp
Campo Grande/SP

Horto de Plantas Medicinais e PANCs

Em parceria com a Escola Agrícola Municipal Barão do Rio Branco, o programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional reestruturou e mantém um horto de plantas medicinais e plantas alimentícias não convencionais (PANCs), visando o cultivo e a geração de renda para a comunidade local.

Mais informações: Clique aqui.

Imagem do Projeto: Horto de Plantas Medicinais e PANCs - Uniderp Campo Grande - MS
G1 MS

Imagem do logo Anhanguera
Anápolis/GO

Entrega de Mudas e Coletores de Medicamentos Vencidos e Lixo Eletrônico

Durante a semana de provas, a instituição promove a conscientização sobre o descarte correto de lixo e medicamentos vencidos. A ação inclui a distribuição de mudas e a disponibilização de coletores de resíduos para alunos e visitantes.

Mais informações: Clique aqui.

Imagem do Projeto: Entrega de Mudas e Coletores de Medicamentos Vencidos e Lixo Eletrônico - Anhanguera Anápolis - GO
Portal Serra Dourada News

Saiba mais: Emissões e Mudanças Climáticas

Conheça também os Compromissos Cogna por um Mundo Melhor

Destaque: G1 MS

Visualizador