Notícias

Mais uma vez, Cogna conquista o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol

27 de Setembro de 2024

A conquista do selo ouro do Programa GHG Protocol e iniciativas na agenda refletem o compromisso contínuo da Cogna com uma economia de baixo carbono.

A Cogna Educação reafirma seu compromisso com a sustentabilidade ao conquistar, mais uma vez, o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, referência mundial na contabilização de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Este selo comprova a transparência da companhia na divulgação de seu inventário de GEE do ciclo de 2023.

O GHG Protocol, gerido pelo FGVces da Fundação Getúlio Vargas e pelo World Resources Institute (WRI), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e outras 27 empresas fundadoras, é a principal ferramenta de medição de emissões em nível global.

Desde 2019, a empresa vem intensificando suas ações no âmbito da gestão climática, com a realização do 1º Inventário de Gases do Efeito Estufa. A partir de 2022, a empresa expandiu o alcance do inventário, incluindo também as emissões indiretas de sua cadeia de valor (escopo 3), além de submeter os dados a auditorias externas independentes para verificação.

Como parte integrante dessa agenda, a assumiu metas de redução de suas emissões totais em 50,4% até 2032, conforme as diretrizes da Science-Based Targets Initiative (SBTi). Essa meta voluntária está alinhada com o Acordo de Paris e inclui as emissões dos escopos 1, 2 e 3. A empresa adota uma governança robusta para garantir o cumprimento dessas metas, com o Comitê de Pessoas e ESG supervisionando as ações relacionadas à sustentabilidade e integrando essas questões nas decisões estratégicas da alta liderança.

Além da gestão das emissões, a Cogna investe em diversas frentes para minimizar seu impacto ambiental. A empresa tem adotado medidas de eficiência energética e de transição para o uso de fontes de energia renovável em suas operações, o que contribui para a redução das emissões de escopo 2.

A empresa também busca engajar a comunidade acadêmica, integrando temas de sustentabilidade e mudanças climáticas em seu currículo educacional, o que reforça seu papel como agente de transformação social e ambiental.


Saiba mais em:

Emissões e Mudanças Climáticas

Cogna se compromete a reduzir mais de 50% de suas emissões de gases de efeito estufa (GEE)

Visualizador