Notícias

Meio Ambiente: Faculdade Pitágoras Caruaru participa de coleta de resíduos urbanos

11 de Agosto de 2021

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a comunidade acadêmica recolheu resíduos jogados nas ruas da cidade e conscientizou a população sobre descarte correto

No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de chamar a atenção da sociedade para os problemas ambientais enfrentados pelo nosso planeta nas últimas décadas, além de salientar a importância de preservar os recursos naturais – que são finitos. A data se torna cada dia mais relevante se considerarmos o agravamento contínuo das mudanças climáticas.

Por isso, em comemoração a esta data tão pertinente – e para lembrar a sociedade de sua importância – a Faculdade Pitágoras Caruaru realizou uma ação ambiental que envolveu docentes e discentes de diversos cursos para atuar na coleta de resíduos urbanos descartados indevidamente nas ruas da cidade. “Nossa intenção era conscientizar não apenas nossos alunos, mas toda a população sobre a questão do descarte incorreto de resíduos. Queríamos despertar um olhar diferente para essa causa”, comenta Gleice Oliveira da Silva, Coordenadora Acadêmica da unidade.

A iniciativa teve o apoio da Secretaria de Segurança e Meio Ambiente, que forneceu os materiais para a realização da coleta, além de promover a destinação adequada dos resíduos. Com o convite aberto para todos os estudantes da unidade, a ação contou com a inscrição de 90 alunos voluntários – volume muito acima do esperado. Gleice conta que ficou temerosa ao anunciar a ação, pois não tinha certeza se os alunos se engajariam com a causa, mas foi surpreendida ao ver o resultado das inscrições.

Devido às restrições impostas pelo agravamento da pandemia em Caruaru, apenas uma parte dos voluntários pôde participar. Apesar disso, em um único dia de coleta, a faculdade conseguiu reunir 110 quilos de lixo reciclável retirados das ruas de diversos bairros da cidade. Foram coletados papel, papelão e plástico – o vidro foi excluído da lista para garantir a segurança dos alunos.

Durante a ação, muitas pessoas pararam as equipes de coleta para fazer perguntas, outras parabenizaram pela iniciativa e, em alguns momentos, eles foram aplaudidos pela comunidade. Para Gleice, esse gesto simples realizado pela Pitágoras Caruaru ajudou a mudar a visão de todas as pessoas envolvidas direta e indiretamente.

O total final recolhido por alunos, docentes e colaboradores foi entregue pela Prefeitura a uma usina de reciclagem da região. “Além do benefício ao meio ambiente, também ajudamos a gerar renda para as pessoas que atuam nesse local e que vivem da coleta de lixo reciclável”, destaca Carla Dal Piva, diretora da Pitágoras Caruaru.

Ela ainda ressalta que com a participação nesse e outros projetos propostos pela faculdade, os alunos conseguem montar um “currículo social” com a carga de voluntariado, tornando-se um diferencial competitivo para o mercado de trabalho. Carla ainda explica que o envolvimento ativo da comunidade acadêmica em projetos sociais e ambientais é fundamental para a formação de profissionais e cidadãos melhores, além de inspirar a população local por meio do exemplo.

Galeria de Imagens da Ação Realizada

Fonte das Imagens: Faculdade Pitágoras Caruaru-PE


Visualizador