Notícias

Unopar Euclides da Cunha realiza projetos que beneficiam meio ambiente e comunidade

08 de Setembro de 2021

Desde 2018, o polo realiza o projeto “Eu sou a mudança que quero para o mundo” que visa proteger o meio ambiente

Não é de hoje que os problemas ambientais têm preocupado especialistas, cientistas, governos e entidades em todo o mundo. Por causa disso, medidas como a Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável vem sendo tomadas para minimizar os danos ao meio ambiente. Apesar de ser um compromisso assumido por empresas e governos, a participação da comunidade é muito importante para contribuir com os avanços.

Pensando nisso, o curso de Serviço Social do Polo Unopar de Euclides da Cunha tem realizados diversas ações de cunho ambiental por meio do projeto “Eu sou a mudança que quero para o mundo”, iniciado em 2018. Em mais de três anos de existência, a iniciativa tem contribuído não apenas com a proteção do meio ambiente, como também vem trazendo benefícios para as comunidades do entorno da faculdade.

A ação começou por meio de uma atividade proposta durante aula: os alunos deveriam fazer uma análise do cenário nacional e internacional sobre o descarte inadequado do óleo vegetal de cozinha. Após a apresentação dos dados, foi realizado uma nova proposta: a realização da coleta desse óleo na residência de discentes, familiares e amigos.

Todo o material coletado foi doado a pessoas da comunidade que usavam o material para fabricar sabão caseiro. “A partir dessa pequena ação, os alunos foram estimulados a continuar fazendo a coleta desse material”, conta Jaqueline Carvalho, tutora de Pós-Graduação do curso de Serviço Social e principal responsável pelo projeto. Segundo ela, as ações contínuas dos alunos na coleta de óleo de cozinha ajudaram a evitar a contaminação de 55 milhões de litros de água.

Feira Socioambiental

No entanto, o projeto não parou por aí. Em uma visita a um povoado da região, eles notaram que a comunidade local fazia a coleta e venda de resíduos sólidos para investir em cursos, por exemplo. Vendo o potencial da ação, Jaqueline realizou parcerias com instituições públicas, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para fornecer capacitações à comunidade para que eles adquirissem conhecimento técnico para realizar essas coletas.

Além disso, a equipe da Unopar ainda decidiu realizar periodicamente uma feira socioambiental em que os moradores trazem seus materiais recicláveis para trocar por produtos alimentícios já que era uma necessidade local. A arrecadação de resíduos recicláveis começou com garrafas PET e depois foi aberto a outros materiais. “Em menos de seis meses com esse projeto, foi possível evitar o descarte inadequado de mais de 40 mil garrafas”, revela Jaqueline.

Ela ainda conta que antes das feiras, o CRAS recebia muitas solicitações de assistência alimentar – situação que mudou depois que a comunidade passou a receber os alimentos necessários por meio do projeto. A iniciativa fez tanto sucesso que foi expandida para outros municípios por meio de parcerias com as Prefeituras de cada localidade, que ajudam a custear a realização das feiras.

De acordo com Jaqueline, essa iniciativa tem inspirado inúmeras ações que visam proteger o meio ambiente, além de ajudar a comunidade. “Por isso esse projeto tem esse nome. Eu sou a mudança que quero para o mundo é sobre dar o primeiro passo para transformar a realidade que temos”, comenta. Com o avanço do projeto, o nome precisou ser alterado – agora é “Quero Mudar” – mas o propósito continua o mesmo.

Fonte da Imagem Destaque: Family photo created by jcomp – www.freepik.com


Visualizador