Notícias
Voluntariado Corporativo: mais que uma atividade, um aprendizado
18 de Julho de 2022É muito comum que o trabalho voluntário seja entendido como uma doação unilateral, em que um ajuda e o outro ganha; quando, na verdade, todos são beneficiados.
Segundo o dicionário Houaiss, voluntariado significa o conjunto daqueles que se dedicam a uma atividade por vontade própria. Aqui na Cogna Educação, representa ainda mais: o nosso programa de Voluntariado Corporativo, voltado aos colaboradores da companhia, é uma intensa troca de experiências que transforma não só a vida de quem recebe apoio, mas também a de quem o oferece.
Os voluntários do programa se dedicam ao Instituto SOMOS – braço social da SOMOS Educação, marca pertencente à Cogna, que atua pela democratização do acesso à educação para jovens em vulnerabilidade social em todo o Brasil, a fim de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária e justa, com geração de oportunidades para todos que desejam se tornar agentes da transformação de suas próprias vidas.
O Voluntariado Corporativo atua por meio de duas vertentes: o voluntário entrevistador e o voluntário mentor. Ambas atendem, respectivamente, o processo seletivo e de mentoria do Somos Futuro. – programa plano de aceleração do Instituto SOMOS para alunos provindos de escolas públicas, que já beneficiou, desde 2017, mais de 500 jovens bolsistas e mobilizou quase 800 voluntários.
Assim, os colaboradores podem participar como entrevistadores voluntários na etapa de seleção dos candidatos para ingressar no Programa, com a possibilidade de acompanhá-los ao longo da formação como mentores voluntários.
Essas entrevistas se realizam durante a terceira fase do processo seletivo e os voluntários são responsáveis por ouvir as histórias de vida de cada jovem, bem como identificar se compartilham dos princípios buscados pelo Programa.
Já a mentoria acontece on-line no 1º e 3º ano do ensino médio – no primeiro ano, o foco é a adaptação dos estudantes à nova realidade, aos colegas e à rotina da escola, e o desenvolvimento de competências socioemocionais; no último ano, a mentoria é dedicada ao planejamento de futuro e carreira. Os voluntários recebem um treinamento para esse trabalho, com atenção especial à saúde emocional dos bolsistas, a fim de acolher e guiar o estudante na jornada do autoconhecimento.
E a experiência não é unilateral. Histórias de vida se relacionam e esse encontro de gerações contribui para que voluntário e aluno aprendam e cresçam juntos.
Rodolfo Polzin Rondon – Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea, Gerente Sênior de Operações Acadêmicas e mentor voluntário – comprova essa conexão: “Meu mentorado Giovane acabou me ensinando mais do que eu a ele, mesmo sem que ele soubesse. Com o Giovane, reencontrei o Rodolfo adolescente, cheio de medos e dúvidas, e pude fazer as pazes com ele. O Giovane me relembrou a importância de valorizar as etapas, e querer viver cada uma delas da melhor maneira possível, sem a pressa que nos acompanha no dia a dia da vida adulta”, recorda, grato pela vivência.
O Voluntariado Corporativo é uma jornada de conquistas e autoconhecimento mútuas: o voluntário aprende ouvindo e acompanhando o jovem, sai da zona de conforto e desenvolve habilidades interpessoais e de gestão; enquanto o jovem pode contar com uma rede de apoio disponível e interessada no seu desenvolvimento pessoal e profissional, com a qual pode aprender e amadurecer.
Saiba mais sobre o impacto social positivo do nosso Voluntariado Corporativo. Clique aqui!