Notícias
Cogna integra o Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3
24 de Abril de 2023Presença na carteira de sustentabilidade reforça o compromisso da companhia com a agenda ESG
Criado em 2010, o propósito do Índice Carbono Eficiente da B3 (ICO2) é ser um instrumento indutor das discussões sobre a mudança do clima no Brasil. A adesão das empresas ao ICO2 demonstra o comprometimento com a transparência de suas emissões e antecipa a visão de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono – a Cogna é uma delas.
O índice leva em consideração o grau de eficiência de emissões de gases do efeito estufa de cada companhia. Para compor o ICO2, as empresas precisam aderir formalmente à iniciativa e participar da seleção que analisa o reporte de dados do Inventário Anual de Gases do Efeito Estufa, o qual deve estar de acordo com o nível de abrangência e escopo dos protocolos internacionais de avaliação.
Além de fazer parte de mais essa carteira de sustentabilidade e figurar no Gender-Equality Index 2023 (índice de referência global da Bloomberg, que tem como objetivo medir o desempenho de empresas que se dedicam a reportar dados relacionados a gênero), ingressamos ainda, também neste início de 2023, no Índice Teva Mulheres na Liderança® – primeiro do Brasil a selecionar empresas com expressiva presença feminina em governança, construído sobre a maior base de dados de diversidade de gênero do país, mapeando mais de 150 mil cargos em mais de 300 empresas.
A Cogna ocupa a 4ª posição em representatividade de mulheres nos Conselhos de Administração e a 12ª no ranking geral. O indicador seleciona os papéis das empresas da bolsa com a maior participação feminina em diretorias, conselhos de administração e comitês de gestão.
O índice também atribui pontos para as companhias que estão contratando ou promovendo mais mulheres a esses cargos de liderança – como o programa de trainee exclusivo para mulheres negras (pretas e pardas) criado pela Cogna.
Aqui, entre as metas em ESG estabelecidas nos 14 Compromissos Cogna por um Mundo Melhor, temos como objetivo ter, até 2025, 50% dos cargos de liderança – de gerência para cima – ocupados por mulheres.
O reconhecimento de todos esses índices reafirma o empenho e o compromisso da Cogna com a agenda ESG, e demonstra constante atenção, dedicação e alinhamento da companhia aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Seguimos!
Fonte da Imagem: Getty Images