Indicadores ESG

Em linha com os temas identificados no processo de materialidade, apresentamos trimestralmente os indicadores mais relevantes para a Cogna referentes ao ano de 20241, informações sobre anos anteriores podem ser encontrados na íntegra em nossos Relatórios de Sustentabilidade. Para acessar os indicadores ESG dos anos anteriores selecione no botão o ano desejado.

Destaques Gerais – Trimestres de 2024

Destaques do 4º Trimestre de 2024

Imagem de destaque que ilustra as seções de indicadores do 4º TrimestreEducação transformadora e compromisso com a sustentabilidade

No último trimestre, celebramos a 26ª edição do Prêmio Educador Nota 10, uma iniciativa do Instituto SOMOS que reafirma nosso compromisso com a valorização da educação de qualidade e dos educadores. Esta edição contou com marcos significativos, como um aumento de 5% nas inscrições em comparação ao ano passado, totalizando mais de 2.700 projetos inscritos. Destacamos a crescente participação de professores da educação pública, que representaram 93% dos inscritos.

A cerimônia de premiação, realizada na Pinacoteca de São Paulo, contou com o apoio de parceiros estratégicos, como Nova Escola, Ensina Brasil, Instituto Rodrigo Mendes e Fundação Varkey. Com projetos inovadores nos eixos de Sustentabilidade, Direitos Humanos e Inovação e Tecnologia, os educadores finalistas foram avaliados por uma banca de jurados renomada, incluindo especialistas como Claudia Costin e Lino de Macedo. Esses projetos, além de premiados, fortalecem nossa contribuição para o desenvolvimento educacional do Brasil.

Classificação final por eixo dos projetos vencedores após avaliação da banca de jurados:

Direitos Humanos

  • 1º lugar: Alana Calado Franco, de Angra dos Reis (RJ), da E.M. Quilombola Áurea Pires da Gama, com o projeto “Educa Bracuí”;
  • 2º lugar: Angélica Kimie Inada, de Sorocaba (SP), da Escola Estadual Professor José Quevedo, com o projeto “Versos da Igualdade”;
  • 3º lugar: Liliane Machado, do Rio de Janeiro (RJ), do Colégio Pedro II, com o projeto “As representações do feminicídio na literatura brasileira”.

Inovação e Tecnologia

  • 1º lugar e Grande Vencedor – Educador do Ano: Helder Guastti da Silva, de João Neiva (ES), da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Nolasco, com o projeto “Como diz o outro…”;
  • 2º lugar: Maurício Soares, de Juazeiro do Norte (CE), do Instituto Federal do Ceará – Campus Juazeiro do Norte, com o projeto “Explorando o Espaço: Desbravando o Sistema Solar com Experiências Táteis – Uma Proposta Inclusiva do Ensino de Física e Astronomia”;
  • 3º lugar: Givanilda Antunes, de Mogi Mirim (SP), do CEMPI Profa Maria de Lourdes Ferraz Guimarães, com o projeto “Vida e movimento no Berçário”.

Sustentabilidade

  • 1º lugar: José Simões de Andrade, de Santos (SP), da Unidade Municipal de Educação Professor Avelino da Paz Vieira, com o projeto “Praia limpa, futuro sustentável: Enfrentando os desafios da poluição causada pelo homem no ecossistema de praia”;
  • 2º lugar: Raifran Abidimar de Castro, de Açailândia (MA), do Instituto Federal do Maranhão – Campus Açailândia, com o projeto “Jogo didático ‘DanTUS’ como objeto de ensino/aprendizagem sobre mitigação dos efeitos das Mudanças Climáticas com Sustentabilidade”;
  • 3º lugar: Juliana Gracieti Sperber, de Itajaí (SC), do CEI Cecilia Santiago Dias, com o projeto “Quintal das Sensações”.

Outro grande destaque, do quarto trimestre de 2024, foi a realização do IV Fórum de Educação & ESG. Pelo quarto ano consecutivo, o Fórum proporcionou um espaço rico para discussões desses temas cruciais para a construção de um futuro mais sustentável e justo.

Com a participação de especialistas renomados e profissionais de diversas áreas, o evento se destacou pela profundidade das reflexões e pela troca de experiências que visam promover um impacto real. O Fórum foi estruturado em três painéis, que trataram de temas essenciais para a agenda ESG:

Gestão de Riscos e Oportunidades na Agenda ESG

A tarde começou com um painel sobre a gestão de riscos e oportunidades na agenda ESG, mediado por Marina Pequeneza, Gerente de Sustentabilidade e Impacto Social da Cogna. A discussão focou em como as empresas podem mitigar os riscos associados aos critérios ESG, além de identificar estratégias que gerem valor econômico e reputacional. Entre os painelistas, destacaram-se Ana Paula de Almeida, Presidenta do IDIS – Conselheira da OAB/SP, Flavio Gozzoli, Sócio de Auditoria e ESG Asseguração da KPMG, e Marina Lazzarini, Especialista de Sustentabilidade da Schneider Electric.

Mudanças Climáticas – A Interseção entre Governo e Empresas

O segundo painel abordou a colaboração entre governos e empresas para enfrentar as mudanças climáticas. A mediação ficou a cargo de Juliano Griebeler, Sócio e Diretor de Relações Institucionais da Cogna. As painelistas Carolina Maciel, Diretora Executiva da Rede Mondó, e Suelma Rosa, Vice-Presidente de Assuntos Corporativos para América Latina da Pepsico, discutiram como alinhar políticas públicas e estratégias corporativas para promover a sustentabilidade e a transição para uma economia de baixo carbono, enfatizando a importância do compromisso mútuo para atingir metas climáticas ambiciosas.

Comunicação e Engajamento na Agenda de Sustentabilidade

O último painel da tarde foi dedicado à comunicação e ao engajamento na agenda de sustentabilidade. Sob a mediação de Deborah Rodrigues, Sócia e Head de Relações Públicas da Cogna, o debate explorou a importância de estabelecer padrões claros para a mensuração e comunicação das ações de sustentabilidade, alinhando-as às expectativas dos diversos públicos. Os painelistas Guto Lobato, Gerente de Educação Corporativa ESG do Grupo Report, Renata Lamarco, Head de Marketing da Dengo Chocolates e Wal Flor, CEO da Agência Flow.Ers, compartilharam suas experiências.

O IV Fórum Educação & ESG da Cogna foi um marco na promoção de diálogos sobre os desafios e soluções para um mundo mais sustentável e justo. Através de debates enriquecedores, o evento reafirma o compromisso da Cogna em contribuir para uma sociedade mais inclusiva e ambientalmente responsável. A educação desempenha um papel central nesse processo, e a parceria entre empresas, governo e sociedade civil é fundamental para transformar as ideias em ações concretas que impactem positivamente as gerações futuras.

Organizações e Movimentos Apoiados
Pacto Global Desde 2010
Instituto Ethos Desde 2021
Fórum Empresa LGBTI+ Desde 2021
WEPs – Princípios de Empoderamento Feminino - ONU Mulheres Desde 2021
Empresa Cidadã Desde 2021
Empresa Limpa - Pacto Empresarial pela Integridade e Contra Corrupção Desde 2022
Movimento Elas Lideram – Pacto Global Desde 2023
Movimento Mente em Foco – Pacto Global Desde 2023
Movimento Ambição Net Zero – Pacto Global Desde 2023
Movimento Raça é Prioridade – Pacto Global Desde 2023
Movimento Transparência 100% – Pacto Global Desde 2023
Programa Brasileiro GHG Protocol Desde 2022
Selos e Certificações
FSC – Forest Stewardship Council Desde 2006
WOB – Women on Board Desde 2021
WEPs – Princípios de Empoderamento Feminino - ONU Mulheres Desde 2021
Empresa Amiga da Justiça Desde 2021
Empresa Limpa - Pacto Empresarial pela Integridade e Contra Corrupção Desde 2022
Great Place to Work Desde 2022
Selo de Igualdade Racial – Prefeitura de São Paulo Desde 2022
Carbon Disclosure Project Desde 2022
S&P Global ESG Score – Sustainability Yearbook Member 2023
Reconhecimento como Industry Mover
Desde 2022
Great Place to Work – Mulheres Desde 2023
Programa Brasileiro GHG Protocol
Selo Ouro
Desde 2023
Índices ESG
TEVA – Mulheres na Liderança (TEVAELAS Index) Desde 2021
Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) Carteira 2022/2023
Carteira 2023/2024
Índice Great Place to Work (IGPTW B3) Carteira 2022/2023
Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3) Carteira 2022/2023
Carteira 2023/2024
Bloomberg Gender-Equality (GEI Index) Carteira 2023

Saiba mais sobre nossos reconhecimentos, índices e ratings em sustentabilidade.

AMBIENTAL

ODS GRI Captação de água2 Unid. 1T2024 2T2024 3T2024 4T2024
Image of the ODS 6 logo - Água Potável e Saneamento
303-3 Águas subterrâneas 32.204 31.034 28.868 30.616
Abastecimento municipal 57.935 61.743 55.074 58.658
Total 90.140 92.778 83.942 89.274

Destaques e Observações:

4T2024

  • A redução de 22% no volume registrado no 4T24 em relação ao 4T23 deve-se ao fato de que, no ano anterior, o CD operava com alta demanda impulsionada pelas entregas do PNLD. Já o aumento no consumo de água de 6% frente ao 3T24 pode ser atribuído às altas temperaturas do período, que influenciaram a demanda de uso do ar condicionado.

3T2024

  • No 3º trimestre de 2024, observamos menor consumo de água em relação ao mesmo período de 2023. Essa diminuição é resultado da redução de vazamentos, que passaram a ser identificados com mais agilidade, com o início da implementação do projeto de eficiência hídrica e menor demanda de produção em nosso centro de distribuição. O projeto de eficiência hídrica visa uma economia de 23% no consumo de água nas 23 unidades de Ensino Superior com maior consumo;
  • Historicamente, o terceiro trimestre registra um menor consumo de água em comparação com o segundo trimestre, devido às férias que ocorrem em julho.

2T2024

  • No 2º trimestre de 2024, observamos um consumo de água inferior em relação ao mesmo período de 2023, essa diminuição se dá pela redução de vazamentos (que passaram a ser identificados com maior velocidade), com o início da implementação do projeto de eficiência hídrica em oito unidades de ensino superior e baixa demanda de produção em nosso centro de distribuição;
  • O projeto de eficiência hídrica visa uma economia de 23% no consumo de água nas 23 Instituições de Ensino Superior com maior consumo.

1T2024

  • No 1º trimestre de 2024, observamos um consumo de água inferior em relação ao mesmo período de 2023, essa diminuição se dá pela redução de vazamentos (que passaram a ser identificados com maior velocidade), com o início da implementação do projeto de eficiência hídrica em oito unidades de ensino superior e baixa demanda de produção em nosso centro de distribuição;
  • O projeto de eficiência hídrica visa uma economia de 23% no consumo de água nas 23 Instituições de Ensino Superior com maior consumo. A implantação está prevista para ser concluída até o final do 2T2024.

ODS GRI Consumo de energia Unid. 1T2024 2T2024 3T2024 4T2024
Imagem do logo da ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis

Imagem do logo da ODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima
302-1 Total de energia consumida GJ 42.566 48.265 41.635 48.570
Percentual de energia de fontes renováveis3 % 90% 85% 86% 91%

Destaques e Observações:

4T2024

  • Neste trimestre, houve um aumento no consumo de energia em comparação ao 4T23 e 3T24 , devido à maior utilização de ar condicionado em nossas unidades e escritórios, em decorrência do aumento das temperaturas que atingiram o país.

3T2024

  • No 3º trimestre de 2024, houve um aumento no consumo de energia em comparação ao 3T23, devido à maior utilização de ar condicionado em nossas unidades e escritórios, em decorrência do aumento das temperaturas que atingiram o país;
  • O consumo de energia foi inferior em comparação ao trimestre anterior, devido à baixa presencilidade de alunos em função das férias que ocorrem em julho;
  • Como destaque positivo, neste trimestre, migramos para o mercado livre de energia as unidades de Vitória da Conquista (BA), Guarapari (ES), Valparaíso de Goiás (GO), Londrina - Campus Niterói (PR), Alvorada (RS) e Cascavel (RS), em alinhamento com nosso compromisso de aumentar o consumo de energia de fontes renováveis até 2025.

2T2024

  • No 2º trimestre de 2024, houve um aumento no consumo de energia em comparação ao 1T24 e 2T23, devido à maior utilização de ar condicionado em nossas unidades e escritórios, resultante do aumento de temperatura que atingiu o país;
  • Em maio, a unidade de ensino na Vila Mariana em São Paulo, migrou para o mercado livre de energia, em alinhamento com nosso compromisso de aumentar o consumo de energia de fontes renováveis até 2025.

1T2024

  • No 1º trimestre de 2024, observamos um consumo de energia inferior ao último trimestre (4T2023), resultante do período de redução de demanda de produção em nosso centro de distribuição – com menor utilização de máquinas e equipamentos;
  • Em março, a unidade de ensino em Bacabal, Maranhão, migrou para o mercado livre de energia, em alinhamento com nosso compromisso de aumentar o consumo de energia provinda de fontes renováveis até 2025.

SOCIAL

ODS GRI Diversidade no quadro de colaboradores por categoria funcional Unid. 1T2024 2T2024 3T2024 4T2024
Imagem do logo da ODS 5 - Igualdade de Gênero
405-1 C-level - Feminino % de pessoas 23% 25% 23% 23%
C-level - Masculino % de pessoas 77% 75% 77% 77%
Total - C-level4 Nº de pessoas 13 12 13 13
Líderes - Feminino (≥ gerente) % de pessoas 45% 46% 46% 46%
Líderes - Masculino (≥ gerente) % de pessoas 55% 54% 54% 54%
Total - Líderes (≥ gerente)6 Nº de pessoas 626 592 573 565
Coordenadores, professores e tutores - Feminino % de pessoas 56% 57% 57% 57%
Coordenadores, professores e tutores - Masculino % de pessoas 44% 43% 43% 43%
Total - Coordenadores, professores e tutores7 Nº de pessoas 10.048 9.556 10.049 9.442
Administrativo - Feminino % de pessoas 69% 69% 70% 70%
Administrativo - Masculino % de pessoas 31% 31% 30% 30%
Total - Administrativo8 Nº de pessoas 14.245 13.787 14.010 14.167
Total - Feminino % de pessoas 64% 63% 64% 64%
Total - Masculino % de pessoas 36% 37% 36% 36%
Total - Colaboradores Nº de pessoas 24.932 23.947 24.645 24.187

Destaques e observações:

4T2024

  • Dando continuidade às nossas ações de Diversidade e Inclusão, avançamos neste trimestre na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Em parceria com a consultoria Wise Hands, lançamos um programa que oferece bolsas de estudo integrais para capacitação na área administrativa. A iniciativa visa fortalecer a qualificação desses profissionais e ampliar suas oportunidades de empregabilidade, incluindo a possibilidade de contratação em nossas instituições de ensino e escritórios corporativos.

3T2024

  • Dando continuidade às nossas ações de Diversidade e Inclusão, promovemos em julho um diálogo com nossas pessoas LGBTQIAPN+ para discutir suas experiências no mercado de trabalho e na Cogna. Neste mês, também promovemos e incentivamos nossos profissionais a realizar o curso de Diversidade Étnico-Racial na Universidade Corporativa (UniCo);
  • No mês de setembro, celebramos o Mês das Pessoas com Deficiência com uma live envolvendo nossos profissionais com deficiência. Essa iniciativa também promoveu o curso da UniCo sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência e reforçou a campanha de autodeclaração de PcD;
  • Outro importante destaque de setembro é que nos tornamos signatários do Movimento pela Equidade Racial (Mover), uma associação sem fins lucrativos composta por mais de 50 empresas que, juntas, empregam mais de 1,3 milhão de trabalhadores. O movimento atua de forma colaborativa para garantir que pessoas negras tenham acesso a mais oportunidades no mercado de trabalho.

2T2024

  • Em continuidade ao plano de banco de talentos diversos, foram criados bancos específicos para pessoas com deficiência e pessoas negras, ambos encerraram o 2T2023 com mais de 1.168 inscrições. Neste período, admitimos 735 colaboradores negros, sendo 16 deles em cargos de coordenador ou acima. Também contratamos 86 pessoas com deficiência e 9 mulheres para vagas de gerente ou acima. Além disso, para apoiar as lideranças e garantir processos de entrevistas adequados, inclusivos e não discriminatórios, criamos um Guia do Gestor, que conta com um módulo sobre Diversidade e Inclusão;
  • No mês de maio, realizamos uma live juntamente com a área de Compliance para falar sobre a luta contra a LGBTfobia e reforçar nosso Código de Ética e Canal de Denúncia. No mês do Orgulho LGBTQIAPN+ (junho), reunimos a empresa para outra live com colaboradores do grupo de afinidade para compartilharem suas vivências e discutirem sobre um ambiente respeitoso e acolhedor, além de reforçar nosso compromisso com a inclusão de pessoas da comunidade na Cogna;
  • No trimestre também aconteceu o encerramento do Programa de Trainees de Mulheres Negras, no qual foram efetivadas 9 mulheres em cargos especialistas, de coordenação e supervisão. O programa contou com uma taxa de retenção de 69%.

1T2024

  • Em linha com nosso plano e metas de diversidade criamos bancos de talentos específicos para pessoas com deficiência e pessoas negras, com foco em aumentar nossa base de talentos diversos. Como resultado, no período admitimos mais de 40 pessoas negras para as posições de liderança (a partir de coordenação) e 30 PcDs para compor nossos times;
  • Em março, realizamos uma roda de conversa com as nossas lideranças femininas, ação proposta por nosso grupo de afinidade DIVERS@ que observa questões de gênero na companhia. Ainda sobre os grupos de afinidade, no último período buscamos sua potencialização. Os grupos, que têm como intuito ampliar as redes de relacionamentos, a escuta empática e troca de experiências reais, visando manter um clima saudável e inclusivo para todos, somam hoje mais de 800 colaboradores.

ODS GRI Impacto Social* 9 Unid. 1º Semestre 2024 2º Semestre 2024
Imagem do logo da ODS 4 - Educação de Qualidade

Imagem do logo da ODS 10 - Redução das Desigualdades
103-2, 103-3, 203-1, 103-2 e 413-1 Projetos Sociais 821 1.679
Pessoas beneficiadas 913.119 1.310.216
Alunos e docentes envolvidos 28.616 56.358
Voluntariado acadêmico Horas 127.445 209.531
Voluntariado corporativo Horas 1.644 2.337

* Indicadores apresentados de forma progressiva, ou seja, referem-se ao total acumulado desde o início do ano, por isso não apresentamos as variações relativas aos períodos anteriores.

Destaques e Observações:

  • Mantemos, desde 2017, nosso Sistema de Gestão de Projetos Sociais, que possibilita o acompanhamento, aperfeiçoamento e transparência dos projetos sociais realizados pelas nossas Instituições de Ensino Superior, bem como o compartilhamento de boas práticas na nossa rede;
  • Estimulamos a realização de projetos sociais que atendam a comunidades localizadas no entorno de nossos campi por meio do service learning, educação experiencial para que alunos se envolvam em atividades que atendam as necessidades humanas e comunitárias, junto a oportunidades de reflexão destinadas a alcançar os resultados desejados de aprendizagem;
  • Mantemos um Programa de Voluntariado Corporativo ancorado no Somos Futuro, que possibilita alunos provindos de escolas públicas a cursarem o Ensino Médio em uma das instituições de ensino parceiras. Nossos colaboradores participam como entrevistadores durante o processo seletivo e acompanham toda a trajetória formativa dos alunos, na função de mentores.

ODS GRI Saúde e segurança Unid. 1T2024 2T2024 3T2024 4T2024
Imagem do logo da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar
403-5, 403-9 e 403-10 % de unidades cobertas pelo Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) % 100% 100% 100% 100%
Total de colaboradores treinados em saúde e segurança10 Nº de pessoas 3.705 3.713 3.172 2.875
Média de horas de treinamento sobre saúde e segurança por participante11 1,5 2,5 3,1 4,2
Acidentes com e sem afastamento18 8 15 19 16
Taxa de frequência de acidentes - Colaboradores12 taxa 0,8 1,6 2,0 0,8
Acidentes com consequência grave19 0 0 0 0
Taxa de acidentes com consequência grave - Colaboradores13 taxa 0,0 0,0 0,0 0,0
Acidentes de comunicação obrigatória20 5 10 9 2
Taxa de acidentes de trabalho de comunicação obrigatória - Colaboradores14 taxa 0,5 1,04 0,9 0,2
Óbitos decorrentes de acidentes de trabalho taxa 0 0 0 0
Taxa de óbitos - Colaboradores15 taxa 0,0 0,0 0,0 0,0

Destaques e Observações:

4T2024

  • No período, os principais acidentes de colaboradores foram cortes e perfurações em dedos e mãos, ocorridos em áreas de circulação e laboratórios Foram realizadas inspeções nos locais de trabalho para identificar situações de risco e implementar planos preventivos;
  • Neste trimestre, houve um aumento no volume de contratações para a campanha "Volta às Aulas" e para o inventário no Centro de Distribuição de São José dos Campos. O time de SESMT, em conjunto com as lideranças, reforçou as orientações e realizou inspeções nas áreas, o que resultou na redução de quase acidentes e acidentes de trabalho, mesmo durante o período de alta demanda.

3T2024

  • A diferença de colaboradores treinados entre o 3T4 e 3T23, ocorre devido a automatização de disparos de lembretes de cursos obrigatórios - implementado no ano passado. O aumento da média de horas de treinamento em saúde e segurança por participante, em comparação ao 2T24, é atribuído aos cursos obrigatórios para os novos membros da CIPA;
  • No período, os principais acidentes de colaboradores ocorreram em áreas de circulação interna, resultando em quedas em escadarias, além de acidentes em áreas administrativas e laboratórios. Foram realizadas inspeções nos locais de trabalho para identificar situações de risco e implementar planos preventivos;
  • No trimestre, promovemos ações de saúde, eventos e lives, incluindo o Momento Espaço Saúde nos escritórios e campanhas de doação de sangue. Enviamos um comunicado orientando colaboradores e alunos sobre como agir em situações de emergência. Também divulgamos o procedimento da Jornada de Saúde Mental e disponibilizamos o treinamento de Saúde Mental na Universidade Corporativa para todos os colaboradores. Adicionalmente, realizamos a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) no Centro de Distribuição.

2T2024

  • A diferença de colaboradores treinados entre o 2T4 e 2T23, ocorre devido a automatização de disparos de lembretes de cursos obrigatórios - implementado no ano passado;
  • No período, os principais agentes causadores foram escadarias (3), mobiliário (4) e material perfurocortante (4). Foram realizadas inspeções nos locais de trabalho para identificar situações de risco e implementar planos preventivos;
  • No trimestre, tivemos o Workshop do Abril Verde, no qual falamos com as áreas prioritárias sobre procedimentos de contratação e gestão de terceiros, além de cuidados com atividades de alto risco e boas práticas;
  • Outra iniciativa foi a realização da 2ª Mega SIPAT, durante a qual abordamos temas como: Política de Saúde e Segurança e Reporte de Quase Acidente; Saúde Mental na Era Digital; Cuidados com a Coluna; Assédio e Formas de Violência; e a Arte de Identificar Riscos Ocultos em Situações Cotidianas. O evento foi realizado em formato online com a participação de profissionais especializados em cada tema e gerou uma audiência de mais de 2 mil pessoas durante a semana.

1T2024

  • Neste trimestre, houve uma redução de acidentes devido às inspeções realizadas nos locais de trabalho, com identificação de situações de risco e implementação de planos preventivos;
  • Adicionalmente, os relatos de quase acidentes resultaram na abertura de planos de ação para mitigar os riscos com potencial de causar danos.

GOVERNANÇA

ODS GRI Diversidade no Conselho de Administração Unid. 1T2024 2T2024 3T2024 4T2024
Imagem do logo da ODS 5 - Igualdade de Gênero
405-1 Feminino % de pessoas 40% 33% 33% 33%
Masculino % de pessoas 60% 67% 67% 67%
Total Nº de pessoas 5 6 6 6

Destaques e Observações:

  • Em abril/24 foi realizada eleição para o Conselho, com Luiz Alves Paes de Barros passando a fazer parte do órgão;
  • 50% das cadeiras do Conselho de Administração da Cogna são ocupadas por pessoas pertencentes a grupos minorizados, como mulheres, e LGBTQIAP+. Uma das metas do Compromissos Cogna por um Mundo Melhor é ter representatividade desses públicos em, pelo menos, 1/3 das posições até 2025. A meta foi atingida e superada em 2022.

ODS GRI Comportamento ético Unid. 1T2024 2T2024 3T2024 4T2024
Imagem do logo da ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes
2-25 Casos registrados no Canal Confidencial 170 293 104 418
Imagem do logo da ODS 10 - Redução das Desigualdades
406-1 Queixas sobre discriminação recebidas no Canal Confidencial 12 16 11 14
Casos confirmados de discriminação 2* 0* 1* 2*
Imagem do logo da ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Imagem do logo da ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes
405-1 Colaboradores treinados sobre políticas e procedimentos anticorrupção % de pessoas 100% 100% 100% 100%
Operações submetidas a avaliação de riscos relacionados à corrupção % de operações 100% 100% 100% 100%
Número de casos confirmados de corrupção Nº de casos 0 0 0 0

*Há 4 casos em processo de apuração.

Destaques e Observações:

4T2024

  • Ampliamos a divulgação do canal confidencial para alcançar um público maior, incluindo locais onde ainda não havia essa comunicação. Implementamos placas com QR Code nos escritórios corporativos, centros de distribuição e instituições de ensino, além de disponibilizar o link do canal diretamente no portal do aluno. Essa ampliação de acesso e visibilidade pode ter contribuído para o aumento no número de casos registrados neste trimestre em comparação, refletindo maior conscientização e confiança no uso do canal;
  • Neste trimestre, foram confirmados dois casos de discriminação, resultando em advertência para um colaborador e na expulsão de uma aluna da faculdade.

3T2024

  • Neste trimestre, o número de casos registrados foi menor em comparação ao 2T24, devido ao período de férias dos nossos alunos. Além disso, seguimos com um intenso trabalho de divulgação do Canal Confidencial Cogna, incentivando o reporte de qualquer situação relacionada à discriminação, assédio e desvios do Código de Conduta;
  • Recebemos duas denúncias sobre a mesma situação de discriminação, que foi confirmada. As medidas disciplinares aplicáveis foram tomadas.

2T2024

  • Na série histórica, o número de casos registrados no Canal Confidencial tem crescido. Esse aumento se deve ao intenso trabalho de divulgação do Canal Confidencial Cogna para o reporte de qualquer situação relacionada à discriminação, assédio e desvios do Código de Conduta;
  • O primeiro trimestre é período de férias para os nossos alunos, e por isso, o número de casos registrados é menor.

1T2024

  • Os dois casos confirmados foram situações de assédio moral com viés discriminatório. Para ambos, foi aplicado desligamento como medida disciplinar.
  • Neste trimestre, também promovemos o curso "Formas de Assédio e Discriminação", lançado no final do ano passado, o curso faz parte da trilha de formação obrigatória na Universidade Corporativa, para todos os mensalistas da Companhia.

ODS GRI Conformidade Unid. 1T2024 2T2024 3T2024 4T2024
Imagem do logo da ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes
307-1 e 419-1 Multas por não conformidade socioeconômica R$ (mil) 0 0 0 0
Sanções não financeiras por não conformidade socioeconômica % de sanções 0 0 0 0
Multas por não conformidade ambiental R$ (mil) 0 0 0 0
Sanções não financeiras por não conformidade ambiental % de sanções 0 0 0 0

Destaques e Observações:

  • Não registramos sanções ou multas significativas relacionadas a aspectos econômicos e sociais, ressalvado o curso normal dos negócios. A Cogna vem atuando fortemente na frente preventiva trabalhista, tendo mapeado as principais causas de contingências e traçado planos robustos de ação para gerenciar esse risco com revisões e ajustes em procedimentos.

ODS GRI Privacidade de dados de clientes Unid. 1T2024 2T2024 3T2024 4T2024
Imagem do logo da ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes
418-1 Queixas externas comprovadas pela organização 185 47 108 25
Queixas recebidas de agências reguladoras ou órgãos oficiais similares 0 2 0 0
Casos identificados de vazamento, furto ou perda de dados de clientes 0 0 0 0

Destaques e Observações:

4T2024

  • O aumento de número de casos no 4T24 em comparação ao mesmo período de 2023 pode ser explicado pela atualização no Portal de Privacidade, que agora permite uma análise mais detalhada e a reclassificação das requisições dos titulares de dados. Com isso, a Companhia passou a registrar de forma mais eficiente os casos que envolvem os direitos dos titulares de dados previstos na LGPD;
  • A redução de 77% no número de casos deste trimestre em comparação ao 3T24 está relacionada ao período de retorno às aulas, que costuma registrar um aumento nas queixas, especialmente sobre temas como ProUni e Fies, os quais não foram registrados no 4T2024.

3T2024

  • Neste trimestre, o número de casos registrados foi menor em comparação ao 2T24, devido ao período de férias dos nossos alunos. Além disso, seguimos com um intenso trabalho de divulgação do Canal Confidencial Cogna, incentivando o reporte de qualquer situação relacionada à discriminação, assédio e desvios do Código de Conduta;
  • Recebemos duas denúncias sobre a mesma situação de discriminação, que foi confirmada. As medidas disciplinares aplicáveis foram tomadas.

2T2024

  • As duas queixas recebidas de agências reguladoras ou órgãos oficiais similares referem-se a solicitações de titulares perante a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) para exclusão de dados pessoais e cessação de comunicações publicitárias. Ambos os casos já haviam sido recebidos pela área responsável e prontamente atendidos. Estamos aguardando o retorno da ANPD;
  • A diminuição no volume de queixas deve-se a atualização no Portal de Privacidade de modo a permitir a reclassificação das requisições abertas pelo titular de dados. Desta forma, é possível, após a análise do caso, identificar e classificar se de fato a requisição refere-se aos direitos dos titulares previstos na LGPD. Anteriormente outros tipos de queixa (como as relacionadas a questões acadêmicas e de secretaria) eram relatados e considerados para a volumetria do Portal.

1T2024

  • O número de requisições recebidas vem decaindo ao longo do tempo, fato que se deve à adoção do consentimento do titular à Política de Privacidade ou Aviso de Privacidade na obtenção de seus dados, nos quais coletamos apenas as informações estritamente necessárias. O primeiro trimestre tende a ter um maior volume de requisições recebidas por ser período de matrícula.

Notas de Rodapé
ODS Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. Indica o objetivo para o qual as ações monitoradas contribuem.
GRI Global Reporting Initiative. Lista os indicadores da norma GRI relacionados com os dados monitorados.
ND Indicador descontinuado ou não levantado no trimestre.
1 Monitoramento trimestral de uma seleção de indicadores materiais. Para mais infomações, consulte os nossos Relatórios de Sustentabilidade, disponíveis aqui.
2 Considera os dados de consumo das faturas correspondentes das Cias de abastecimento.
3 Todos os volumes adquiridos no mercado livre de energia.
4 Segmentação adotada a partir de 2022. Considera os cargos de CEO, vice-presidências com reporte direto ao CEO e todas as diretorias. Até 2021, os dados eram consolidados aos de cargos sem reporte direto ao CEO e reportados no segmento Alta liderança.
5 A segmentação deixou de ser reportada em 2022. O histórico consolida os dados de CEO, vice-presidências (com e sem reporte ao CEO) e diretorias.
6 Gerência, gerência sênior e cargos de liderança sem reporte direto ao CEO (diretorias regionais, diretorias de unidades e vice-presidências).
7 Coordenação de cursos, professores e tutores.
8 Coordenação corporativa, especialistas, auxiliares, assistentes e analistas.
9 Indicadores reportados semestralmente (2T e 4T).
10 Desde 2021, o indicador contabiliza todos os colaboradores que passaram por treinamento no período, não somente os admitidos.
11 Total de horas de treinamento/colaboradores treinados.
12 Total de acidentes (com e sem afastamento)/Total de horas-homem trabalhadas (HHT) x 1.000.000.
13 Acidente de trabalho gera lesão ou limitação das capacidades do trabalhador por período acima de seis meses. Não inclui óbitos. A taxa segue a fórmula: Total de ocorrências X 1.000.000/ Total de horas-homem trabalhadas (HHT).
14 (Total de acidentes com afastamento + Total de óbitos)/HHT x 1.000.000.
15 Total de óbitos x 1.000.000 / HHT.
16 Os valores referentes ao 1T2022, 2T2022 e 3T2022 foram equalizados no 4T2022 considerando o montante total de fatura das concessionárias recebidos nos respectivos trimestres – tendo em vista os diferentes prazos de fechamento para cada localidade.
17 Indicadores mensurados a partir do primeiro trimestre de 2023.
18 Inclui também lesões leves, atendidas no local de trabalho.
19 Acidentes que geram lesão ou limitação das capacidades do trabalhador por período acima de seis meses. Não inclui óbitos.
20 Acidentes com afastamento e óbitos.

*Em linha com os temas identificados no processo de materialidade, apresentamos trimestralmente os indicadores mais relevantes para a Cogna, informações consolidadas podem ser encontrados na íntegra em nossos Relatórios de Sustentabilidade.

Baixar Release de Resultados ESG 2024

Visualizador