Indicadores ESG – 3T2025

Em linha com os temas identificados no processo de materialidade, apresentamos trimestralmente os indicadores mais relevantes para a Cogna referentes ao ano de 20251, informações sobre anos anteriores podem ser encontrados na íntegra em nossos Relatórios de Sustentabilidade. Para acessar os indicadores ESG dos anos anteriores selecione no botão o ano desejado.

Destaques Gerais

Destaques do 3º Trimestre de 2025

Imagem de destaque que ilustra as seções de indicadores do 3º TrimestreAvanços em ESG que transformam a sociedade e fortalecem nossos compromissos

Durante o terceiro trimestre, a Cogna consolidou importantes reconhecimentos que reforçam nossa liderança no setor educacional e nosso compromisso com excelência operacional, transparência e bem-estar dos colaboradores. Essas conquistas refletem o propósito que nos move: impulsionar as pessoas a construírem uma melhor versão de si.

Ranking Nacional Great Place to Work 2025

Pela primeira vez, a Cogna e a SOMOS Educação ingressaram no ranking Great Place to Work Brasil 2025, uma das mais prestigiadas certificações de clima organizacional do país. A Cogna Educação conquistou a 12ª posição entre as melhores empresas com mais de 10 mil colaboradores, enquanto a SOMOS Sistemas de Ensino alcançou o 66º lugar na categoria de empresas com até 9.999 colaboradores.

Este marco representa a consolidação de uma jornada consistente de investimentos em cultura organizacional, evidenciada pelos quatro anos consecutivos de certificação GPTW. O reconhecimento, baseado em metodologia que avalia a percepção de mais de 26 mil colaboradores sobre práticas de gestão, desenvolvimento profissional e ambiente de trabalho, validando nossa estratégia de gestão de pessoas. A conquista reforça que escuta ativa, oportunidades reais de crescimento e respeito à diversidade são pilares fundamentais para atração e retenção de talentos, elementos essenciais para a sustentabilidade do negócio.

V Fórum Educação & ESG

Realizamos a quinta edição do Fórum Educação & ESG, evento que consolida nosso compromisso com o letramento em sustentabilidade para todos os nossos stakeholders. O fórum reuniu especialistas de diversas áreas – incluindo direitos humanos, sustentabilidade corporativa, inovação tecnológica e mercado de trabalho – para debater temas estratégicos como políticas públicas para o desenvolvimento sustentável, impactos da transição verde no mundo do trabalho e o papel das novas tecnologias em uma transição justa para o meio ambiente. A gravação do evento está disponível neste link: “Veja como foi o V Fórum Educação & ESG”.

Complementando a iniciativa, realizamos a Semana de Educação e ESG, transmitindo aulas sobre o tema para alunos de nossas universidades, democratizando o acesso ao conhecimento sobre sustentabilidade e ampliando o alcance do debate.

Reconhecimentos e Premiações

Durante o terceiro trimestre, consolidamos importantes reconhecimentos que reforçam nossa liderança no setor educacional e a excelência operacional em múltiplas dimensões estratégicas. No prestigiado ranking Valor 1000, figuramos entre as principais companhias do setor de educação, alcançando a 213ª posição na lista geral das mil maiores empresas do Brasil. O levantamento, promovido pelo jornal Valor Econômico em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) e Serasa Experian, avalia as mil maiores empresas do país com base em seu desempenho financeiro.

Pelo segundo ano consecutivo, figuramos entre as 100 Melhores Empresas em Satisfação do Cliente segundo o Instituto MESC, reconhecimento resultado de pesquisa multi-auditada que exige índice de satisfação superior a 80%, demonstrando a consistência de nosso compromisso com a experiência de alunos e parceiros.

Fomos reconhecidos como Melhor Departamento Jurídico no setor de Educação pela 6ª edição do Finance & Law Summit and Awards (FILASA), premiação organizada pela Leaders League baseada em votação nacional entre advogados e júri especializado, destacando nossa excelência em governança corporativa.

Recebemos também destaque na categoria Educação da pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, evidenciando a solidez de nossa estratégia de comunicação institucional e reputação corporativa. Essas conquistas consolidam nossa posição de liderança no mercado nacional e validam a robustez de nossa estratégia de crescimento sustentável e geração de valor.

Essas conquistas refletem o propósito que nos move: impulsionar as pessoas a construírem uma melhor versão de si.

Organizações e Movimentos Apoiados
Pacto Global Desde 2010
Instituto Ethos Desde 2021
Fórum Empresa LGBTI+ Desde 2021
WEPs – Princípios de Empoderamento Feminino - ONU Mulheres Desde 2021
Empresa Cidadã Desde 2021
Empresa Limpa - Pacto Empresarial pela Integridade e Contra Corrupção Desde 2022
Programa Brasileiro GHG Protocol Desde 2022
Movimento Elas Lideram – Pacto Global Desde 2023
Movimento Mente em Foco – Pacto Global Desde 2023
Movimento Ambição Net Zero – Pacto Global Desde 2023
Movimento Raça é Prioridade – Pacto Global Desde 2023
Movimento Transparência 100% – Pacto Global Desde 2023
MOVER - Movimento pela Equidade Racial Desde 2024
Selos e Certificações
FSC – Forest Stewardship Council Desde 2006
WOB – Women on Board Desde 2021
WEPs – Princípios de Empoderamento Feminino - ONU Mulheres Desde 2021
Empresa Amiga da Justiça Desde 2021
Empresa Limpa - Pacto Empresarial pela Integridade e Contra Corrupção Desde 2022
Great Place to Work Desde 2022
Selo de Igualdade Racial – Prefeitura de São Paulo Desde 2022
Carbon Disclosure Project Desde 2022
S&P Global ESG Score – Sustainability Yearbook Member 2023
Reconhecimento como Industry Mover
Desde 2022
Great Place to Work – Mulheres Desde 2023
Programa Brasileiro GHG Protocol
Selo Ouro
Desde 2023
Índices ESG
TEVA – Mulheres na Liderança (TEVAELAS Index) 2021, 2022 e 2023
Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) Carteira 2022/2023
Carteira 2023/2024
Carteira 2024/2025
Índice Great Place to Work (IGPTW B3) Carteira 2022/2023
Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3) Carteira 2022/2023
Carteira 2023/2024
Bloomberg Gender-Equality (GEI Index) Carteira 2023
Great Place to Work (Mercado Editorial) Carteira 2024

Saiba mais sobre nossos reconhecimentos, índices e ratings em sustentabilidade.

AMBIENTAL

ODS GRI Captação de água2 Unid. 1T2025 2T2025 3T2025
Image of the ODS 6 logo - Água Potável e Saneamento
303-3 Águas subterrâneas 25.637 32.564 26.301
Abastecimento municipal 47.444 65.514 64.682
Total 73.081 98.078 90.983

Destaques e Observações:

3T2025

  • No trimestre, o consumo de água totalizou 90.983 m³, representando um aumento de 4% em relação ao 3T2024 em que houve o crescimento da base de alunos ano contra ano;
  • Na comparação com o 2T2025, houve redução de 7% em linha com a sazonalidade do calendário acadêmico e o retorno da operação à capacidade plena devido ao período de férias em julho, com menor presencialidade nas unidades.

2T2025

  • No trimestre, registramos um aumento de 34% no consumo de água em comparação ao trimestre anterior. O comportamento observado está alinhado com a sazonalidade típica do calendário acadêmico e reflete o padrão esperado para este período do ano, quando a operação está em sua capacidade plena, ao contrário do que observamos no 1T25, que é marcado pelo período de férias entre os meses de janeiro e fevereiro.

1T2025

  • Os dados de 2024 foram ajustados como parte do processo anual de reparametrização, uma vez que algumas faturas podem não estar disponíveis no momento do fechamento dos dados;
  • No 1º trimestre de 2025, observamos uma redução de 21% no consumo de água em comparação ao mesmo período de 2024. Esse resultado é atribuído principalmente à implementação do projeto de Eficiência Hídrica, iniciado em 2024, nas 22 IES com maior consumo de água da companhia. O projeto visa promover a economia de 23% no consumo de água nessas unidades, e os resultados já são evidentes;
  • Adicionalmente, tivemos a integração da nova unidade, Start Anglo Liceu, cujo consumo passou a ser contabilizado. Além disso, a unidade Anglo Tamandaré foi desativada e alugada para terceiros na primeira quinzena de janeiro de 2025.

ODS GRI Consumo de energia Unid. 1T2025 2T2025 3T2025
Imagem do logo da ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis

Imagem do logo da ODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima
302-1 Total de energia consumida GJ 42.062 41.440 38.450
Percentual de energia de fontes renováveis3 % 91% 90% 91%

Destaques e Observações:

3T2025

  • No trimestre, o consumo de energia manteve-se estável em relação ao 3T2024. Já em relação ao percentual de energias renováveis, houve o aumento de 3,43 p.p impulsionado pela migração de unidades para o mercado livre de energia;
  • Na comparação com o 2T2025, houve redução de 7% devido a condições climáticas mais amenas, com menor demanda por climatização, especialmente na região Sudeste;
  • Contamos com 91% de energia proveniente de fontes renováveis, em alinhamento com nossa meta dos Compromissos Cogna por um Mundo Melhor de "Ter 90% de energia consumida na rede proveninente de fontes renováveis até 2025."

2T2025

  • No trimestre, registramos uma redução no consumo de energia elétrica em relação ao trimestre anterior. Este resultado é atribuído principalmente às condições climáticas do período, com encerramento das ondas de calor e queda de temperatura, diminuindo significativamente a demanda por climatização nas unidades;
  • Adicionalmente, melhorias implementadas na unidade corporativa de Valinhos contribuíram para os resultados positivos, incluindo a revitalização do sistema de ar condicionado central, que passou a operar com maior eficiência energética, e a substituição da iluminação de fluorescente para LED, colaborando para a redução do consumo no período.

1T2025

  • Os dados de 2024 foram ajustados como parte do processo anual de reparametrização, uma vez que algumas faturas podem não estar disponíveis no momento do fechamento dos dados;
  • Adicionalmente, tivemos a integração da nova unidade, Start Anglo Liceu, cujo consumo passou a ser contabilizado. Além disso, a unidade Anglo Tamandaré foi desativada e alugada para terceiros na primeira quinzena de janeiro de 2025. É importante destacar também que os dados da unidade Anglo Paulista passaram a ser considerados este ano, após a correção de um erro de medição por parte da concessionária de energia local.

SOCIAL

ODS GRI Diversidade no quadro de colaboradores por categoria funcional Unid. 1T2025 2T2025 3T2025
Imagem do logo da ODS 5 - Igualdade de Gênero
405-1 C-level - Feminino % de pessoas 27% 27% 27%
C-level - Masculino % de pessoas 73% 73% 73%
Total - C-level4 Nº de pessoas 11 11 11
Líderes - Feminino (≥ gerente) % de pessoas 46% 46% 52%
Líderes - Masculino (≥ gerente) % de pessoas 54% 54% 48%
Total - Líderes (≥ gerente)6 Nº de pessoas 570 593 614
Coordenadores, professores e tutores - Feminino % de pessoas 57% 57% 57%
Coordenadores, professores e tutores - Masculino % de pessoas 43% 43% 43%
Total - Coordenadores, professores e tutores7 Nº de pessoas 10.080 9.884 10.989
Administrativo - Feminino % de pessoas 70% 70% 70%
Administrativo - Masculino % de pessoas 30% 30% 30%
Total - Administrativo8 Nº de pessoas 14.828 15.304 16.898
Total - Feminino % de pessoas 64% 64% 65%
Total - Masculino % de pessoas 36% 36% 35%
Total - Colaboradores Nº de pessoas 25.489 25.792 28.482

Destaques e observações:

3T2025

  • No trimestre, o total de colaboradores apresentou crescimento de 11% na categoria "Corpo Acadêmico" e 10% em "Coordenação e Administrativo", impulsionado pela sazonalidade do negócio educacional. O início do semestre letivo demandou maior contratação de professores e monitores de estágio (classificados como administrativo devido às características contratuais). Aumentos pontuais em outras áreas, como Vendas, também refletem o ciclo natural de captação de alunos;
  • Lançamos o programa Potência Negra, iniciativa de seis meses dedicada ao desenvolvimento de 40 Analistas Seniores e Especialistas negros, fortalecendo nosso pipeline de talentos diversos em posições estratégicas;
  • Em parceria com o Movimento pela Equidade Racial (MOVER), disponibilizamos 10 mil bolsas gratuitas na Anhanguera para pessoas pretas e pardas em 12 cursos livres de desenvolvimento profissional, ampliando nosso impacto social além das fronteiras corporativas.
  • Promovemos também ações de conscientização sobre inclusão de pessoas com deficiência, reforçando que diversidade e inclusão são pilares estratégicos de nossa atuação e fundamentais para o cumprimento de nosso propósito de impulsionar as pessoas a construírem uma melhor versão de si;
  • A Cogna ingressou pela primeira vez no ranking nacional do Great Place to Work Brasil 2025, conquistando a 12ª posição entre as melhores empresas do país com mais de 10 mil colaboradores. A empresa possui certificação GPTW consecutiva há 4 anos.

2T2025

  • Durante junho, ampliarmos nossos diálogos sobre diversidade e inclusão no ambiente corporativo. Realizamos uma importante discussão sobre as oportunidades e desafios enfrentados por pessoas LGBTQIAPN+ no mercado de trabalho, contando com a participação de especialistas e lideranças comprometidas com a transformação;
  • Recebemos com orgulho o reconhecimento da Great Place to Work, nas categorias Mulher e Étnico-Racial. Esta conquista é a validação de nosso compromisso e trabalho contínuo na construção de um ambiente organizacional inclusivo. Destacamos especialmente nossa terceira premiação consecutiva na categoria Mulheres e nossa estreia na categoria Étnico-Racial, marcos que evidenciam nossa evolução constante. Por meio de iniciativas como programas de liderança feminina e parcerias estratégicas com movimentos sociais, demonstramos que diversidade e inclusão são pilares fundamentais de nossa estratégia corporativa, fortalecendo nosso proposito de impulsionar as pessoas a construírem uma melhor versão de si.

1T2025

  • Dando continuidade às nossas ações de Diversidade e Inclusão, reafirmamos nosso compromisso com a promoção da inclusão e o reconhecimento das múltiplas identidades que compõem tanto a nossa sociedade quanto a Cogna. No Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti, aproveitamos a oportunidade para reforçar nosso compromisso com a inclusão da comunidade trans e travesti, combatendo a discriminação e promovendo a igualdade de direitos. Ao longo da semana, destacamos a importância dessa data por meio de publicações em nossa rede social interna, com o objetivo de inspirar e mobilizar a todos para um ambiente mais justo e respeitoso;
  • Em março, celebramos o Dia Internacional da Mulher, uma ocasião histórica que nos convida a refletir sobre a importância de atuarmos não apenas por um mercado de trabalho diverso, mas por uma sociedade plural e equânime. Durante esse período, destacamos as #MulheresqueImpulsionam e reconhecemos o talento, a dedicação e as conquistas de nossas colaboradoras, que são essenciais para o sucesso e crescimento da Cogna. Essas ações são fundamentais para fortalecer nosso compromisso com um ambiente de trabalho mais inclusivo e respeitoso;
  • Outra importante conquista do trimestre é que a Cogna agora faz parte do movimento Mulher 360, que promove a equidade de gênero e o empoderamento feminino. Essa adesão reforça nosso compromisso com a diversidade e inclusão, além de fortalecer nossa cultura organizacional. Ao integrar a rede, contribuímos para um futuro mais justo e igualitário para as mulheres no Brasil.

ODS GRI Impacto Social* 9 Unid. 1º Semestre 2025 2024
Imagem do logo da ODS 4 - Educação de Qualidade

Imagem do logo da ODS 10 - Redução das Desigualdades
203-2 e 413-1 Projetos Sociais 726 1.679
Pessoas beneficiadas 94.365 1.310.216
Alunos e docentes envolvidos 14.489 56.358
Voluntariado acadêmico Horas 73.947 209.531
Voluntariado corporativo Horas 3.099 2.337

* Indicadores apresentados de forma progressiva, ou seja, referem-se ao total acumulado desde o início do ano, por isso não apresentamos as variações relativas aos períodos anteriores.

Destaques e Observações:

  • Mantemos, desde 2017, nosso Sistema de Gestão de Projetos Sociais, que possibilita o acompanhamento, aperfeiçoamento e transparência dos projetos sociais realizados pelas nossas Instituições de Ensino Superior, bem como o compartilhamento de boas práticas na nossa rede;
  • Estimulamos a realização de projetos sociais que atendam a comunidades localizadas no entorno de nossos campi por meio do service learning, educação experiencial para que alunos se envolvam em atividades que atendam as necessidades humanas e comunitárias, junto a oportunidades de reflexão destinadas a alcançar os resultados desejados de aprendizagem;
  • Mantemos um Programa de Voluntariado Corporativo ancorado no Somos Futuro, Programa de aceleração para alunos provindos de escolas públicas mantido pelo Instituto SOMOS. Nossos colaboradores participam como entrevistadores durante o processo seletivo e acompanham toda a trajetória formativa dos alunos, na função de mentores. Este ano, adicionalmente, realizamos também encontros sobre carreiras;
  • No trimestre também aconteceram as seguintes ações de voluntariado corporativo: Seja a Voz de uma História em Biblioteca Comunitária da ONG SP Leituras, Junho Vermelho com doação de sangue e Concurso de Redação Depen pela Fundação Pitágoras.

ODS GRI Saúde e segurança Unid. 1T2025 2T2025 3T2025
Imagem do logo da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar
403-5, 403-9 e 403-10 % de unidades cobertas pelo Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) % 100% 100% 100%
Total de colaboradores treinados em saúde e segurança10 Nº de pessoas 1.574 4.378 832
Média de horas de treinamento sobre saúde e segurança por participante11 3,4 3,2 9,3
Acidentes com e sem afastamento18 12 11 12
Taxa de frequência de acidentes - Colaboradores12 taxa 1,2 1,1 1,1
Acidentes com consequência grave19 0 0 0
Taxa de acidentes com consequência grave - Colaboradores13 taxa 0,0 0,0 0,0
Acidentes de comunicação obrigatória20 9 5 8
Taxa de acidentes de trabalho de comunicação obrigatória - Colaboradores14 taxa 0,9 0,8 0,7
Óbitos decorrentes de acidentes de trabalho taxa 0 0 0
Taxa de óbitos - Colaboradores15 taxa 0,0 0,0 0,0

Destaques e Observações:

3T2025

  • Devido ao processo de migração de dados da plataforma de treinamentos online, os dados desta modalidade não puderam ser contabilizados no presente trimestre. Consequentemente, foram considerados apenas os treinamentos presenciais para composição dos indicadores de saúde e segurança. Por este motivo, o indicador "Média de horas de treinamento sobre saúde e segurança por participante" apresentou valor superior à série histórica devido à característica de carga horária mais elevada dos treinamentos presenciais. Já o indicador "Colaboradores treinados" registrou redução por refletir exclusivamente a participação em treinamentos presenciais;
  • Lançamos a Brigada Emocional, iniciativa inovadora voltada ao bem-estar e à saúde mental dos colaboradores. O programa capacita voluntários para identificar e acolher sinais de desconforto emocional no ambiente de trabalho, desenvolvendo técnicas de escuta ativa e estratégias de suporte imediato. Os brigadistas atuam como pontos focais para apoio inicial em casos de estresse, ansiedade e outras condições emocionais, além de promover e engajar o tema saúde mental na companhia. A iniciativa demonstra nosso compromisso com a promoção da saúde mental como prioridade estratégica na gestão de pessoas e na construção de um ambiente corporativo mais acolhedor e solidário;
  • Realizamos a Mega SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) em formato online, com engajamento de aproximadamente 3.000 colaboradores e mais de 71 mil atividades realizadas na plataforma sobre temas de saúde, segurança e compliance;
  • Outras ações relevantes no período incluíram o lançamento do treinamento sobre saúde mental para líderes na Universidade Corporativa, com participação de 370 gestores no Workshop de Liderança. Destaque também para o Dia Único em Setembro, que promoveu o curso de Saúde Mental e Bem-Estar para todos os colaboradores.

2T2025

  • No trimestre, foi realizado o Workshop Abril Verde, que engajou os colaboradores em temas relacionados aos procedimentos de contratação e gestão de terceiros, além de cuidados em atividades de alto risco e boas práticas de segurança no trabalho;
  • Outras ações relevantes no período foram a produção do podcast "Estilo de Vida" e a campanha do Dia Mundial da Saúde intitulada "Prevenindo Doenças e Cuidando de Você";
  • O aumento na média de horas de treinamento em saúde e segurança deve-se ao cronograma de renovação dos cursos obrigatórios, que são realizados conforme os prazos de validade estabelecidos pelas respectivas normas;
  • Em relação aos acidentes de trabalho envolvendo empregados, os principais acidentes ocorreram em áreas de circulação interna, resultando em quedas e impactos em escadarias. Foram realizadas inspeções nos locais de trabalho para identificar situações de risco e implementar planos de prevenção.

1T2025

  • No período, os principais acidentes de colaboradores foram cortes e perfurações em dedos e mãos, ocorridos em áreas de circulação e laboratórios Foram realizadas inspeções nos locais de trabalho para identificar situações de risco e implementar planos preventivos;
  • A redução no número de colaboradores treinados no 1º trimestre de 2025 se deve ao fato de que nossos treinamentos seguem um ciclo de reciclagem a cada dois anos. Ou seja, muitos colaboradores já participaram das capacitações em períodos anteriores, o que naturalmente diminui a demanda por novos treinamentos neste momento.

GOVERNANÇA

ODS GRI Diversidade no Conselho de Administração Unid. 1T2025 2T2025 3T2025
Imagem do logo da ODS 5 - Igualdade de Gênero
405-1 Feminino % de pessoas 33% 33% 33%
Masculino % de pessoas 67% 67% 67%
Total Nº de pessoas 6 6 6

Destaques e Observações:

  • Em agosto/2025, houve mudança na composição do Conselho com a saída do conselheiro Luiz Alves e a posse do conselheiro Eduardo Mestieri;
  • 50% das cadeiras do Conselho de Administração da Cogna são ocupadas por pessoas pertencentes a grupos minorizados, como mulheres, e LGBTQIAP+. Uma das metas do Compromissos Cogna por um Mundo Melhor é ter representatividade desses públicos em, pelo menos, 1/3 das posições até 2025. A meta foi atingida e superada em 2022.

ODS GRI Comportamento ético Unid. 1T2025 2T2025 3T2025
Imagem do logo da ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes
2-25 Casos registrados no Canal Confidencial 478 865 319
Imagem do logo da ODS 10 - Redução das Desigualdades
406-1 Queixas sobre discriminação recebidas no Canal Confidencial 12 14 15
Casos confirmados de discriminação 0* 0* 0*
Imagem do logo da ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Imagem do logo da ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes
405-1 Colaboradores treinados sobre políticas e procedimentos anticorrupção % de pessoas 100% 100% 100%
Operações submetidas a avaliação de riscos relacionados à corrupção % de operações 100% 100% 100%
Número de casos confirmados de corrupção Nº de casos 0 0 0

*Há 4 casos em processo de apuração.

Destaques e Observações:

3T2025

  • Continuamos expandindo a divulgação do canal confidencial com o objetivo de alcançar um público mais amplo, inclusive em locais onde antes não havia essa comunicação, além de disponibilizar o link do canal diretamente no portal do aluno. Essa ampliação de acesso e visibilidade tem contribuído para o aumento no número de casos registrados, refletindo maior conscientização e confiança no uso do canal.

2T2025

  • No trimestre, registramos um aumento significativo no número de denúncias devido à intensificação da divulgação do Canal Confidencial Cogna (CCC) que foi integrado ao Portal da Ouvidoria. Esta estratégia facilitou o acesso ao Canal, permitindo que, mesmo quando o contato inicial ocorra pela ouvidoria, o requisitante seja redirecionamento ao CCC.

1T2025

  • Expandimos a divulgação do canal confidencial com o objetivo de alcançar um público mais amplo, inclusive em locais onde antes não havia essa comunicação. Para isso, instalamos placas com QR Code nos escritórios corporativos, centros de distribuição e instituições de ensino, além de disponibilizar o link de acesso diretamente no portal do aluno. Essa ampliação de visibilidade e facilidade de acesso pode ter contribuído para o aumento no número de casos registrados neste trimestre, refletindo uma maior conscientização e confiança no uso do canal.

ODS GRI Conformidade Unid. 1T2025 2T2025 3T2025
Imagem do logo da ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes
307-1 e 419-1 Multas por não conformidade socioeconômica R$ (mil) 0 0 0
Sanções não financeiras por não conformidade socioeconômica % de sanções 0 0 0
Multas por não conformidade ambiental R$ (mil) 0 0 0
Sanções não financeiras por não conformidade ambiental % de sanções 0 0 0

Destaques e Observações:

  • Não registramos sanções ou multas significativas relacionadas a aspectos econômicos e sociais, ressalvado o curso normal dos negócios. A Cogna vem atuando fortemente na frente preventiva trabalhista, tendo mapeado as principais causas de contingências e traçado planos robustos de ação para gerenciar esse risco com revisões e ajustes em procedimentos.

ODS GRI Privacidade de dados de clientes Unid. 1T2025 2T2025 3T2025
Imagem do logo da ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes
418-1 Queixas externas comprovadas pela organização 80 40 48
Queixas recebidas de agências reguladoras ou órgãos oficiais similares 0 0 0
Casos identificados de vazamento, furto ou perda de dados de clientes 0 0 0

Destaques e Observações:

3T2025

  • Em setembro de 2025, houve uma mudança de fornecedor responsável pela plataforma de atendimento aos titulares. A alteração visa aprimorar os controles de segurança e rastreabilidade das solicitações, bem como eficiência no tratamento dos direitos dos titulares, garantindo um formulário com maior aderencia às informações necessárias para atendimento das obrigatoriedades da LGPD.

2T2025

  • O Portal de Privacidade passou pelo processo de migração para a seção de Compliance do site da Cogna. Como consequência, houve uma pequena redução no volume de casos recebidos por meio do Portal, que agora são majoritariamente relacionados aos direitos dos titulares de dados conforme previstos na LGPD;
  • Devido ao período de matrículas, que acontece no início do ano, há uma diminuição das queixas recebidas em comparação com o 1T2025.

1T2025

  • O aumento no número de reclamações no primeiro trimestre de 2025 pode ser atribuído ao período de captação de alunos, que resultou em um maior volume de solicitações e questionamentos sobre o tratamento de dados pessoais;
  • Passamos a realizar a reclassificação das solicitações abertas pelos titulares de dados internamente no Portal de Privacidade. Dessa forma, é possível, após a análise do caso, identificar e classificar se a solicitação de fato se refere aos direitos dos titulares previstos na LGPD.

Notas de Rodapé
ODS Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. Indica o objetivo para o qual as ações monitoradas contribuem.
GRI Global Reporting Initiative. Lista os indicadores da norma GRI relacionados com os dados monitorados.
ND Indicador descontinuado ou não levantado no trimestre.
1 Monitoramento trimestral de uma seleção de indicadores materiais. Para mais infomações, consulte os nossos Relatórios de Sustentabilidade, disponíveis aqui.
2 Considera os dados de consumo das faturas correspondentes das Cias de abastecimento.
3 Todos os volumes adquiridos no mercado livre de energia.
4 Segmentação adotada a partir de 2022. Considera os cargos de CEO, vice-presidências com reporte direto ao CEO e todas as diretorias. Até 2021, os dados eram consolidados aos de cargos sem reporte direto ao CEO e reportados no segmento Alta liderança.
5 A segmentação deixou de ser reportada em 2022. O histórico consolida os dados de CEO, vice-presidências (com e sem reporte ao CEO) e diretorias.
6 Gerência, gerência sênior e cargos de liderança sem reporte direto ao CEO (diretorias regionais, diretorias de unidades e vice-presidências).
7 Coordenação de cursos, professores e tutores.
8 Coordenação corporativa, especialistas, auxiliares, assistentes e analistas.
9 Indicadores reportados semestralmente (2T e 4T).
10 Desde 2021, o indicador contabiliza todos os colaboradores que passaram por treinamento no período, não somente os admitidos.
11 Total de horas de treinamento/colaboradores treinados.
12 Total de acidentes (com e sem afastamento)/Total de horas-homem trabalhadas (HHT) x 1.000.000.
13 Acidente de trabalho gera lesão ou limitação das capacidades do trabalhador por período acima de seis meses. Não inclui óbitos. A taxa segue a fórmula: Total de ocorrências X 1.000.000/ Total de horas-homem trabalhadas (HHT).
14 (Total de acidentes com afastamento + Total de óbitos)/HHT x 1.000.000.
15 Total de óbitos x 1.000.000 / HHT.
16 Os valores referentes ao 1T2022, 2T2022 e 3T2022 foram equalizados no 4T2022 considerando o montante total de fatura das concessionárias recebidos nos respectivos trimestres – tendo em vista os diferentes prazos de fechamento para cada localidade.
17 Indicadores mensurados a partir do primeiro trimestre de 2023.
18 Inclui também lesões leves, atendidas no local de trabalho.
19 Acidentes que geram lesão ou limitação das capacidades do trabalhador por período acima de seis meses. Não inclui óbitos.
20 Acidentes com afastamento e óbitos.

*Em linha com os temas identificados no processo de materialidade, apresentamos trimestralmente os indicadores mais relevantes para a Cogna, informações consolidadas podem ser encontrados na íntegra em nossos Relatórios de Sustentabilidade.

Baixar Release de Resultados ESG 2025

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